Home > Blog >

5 hábitos para cultivar um sorriso bonito e saudável

5 hábitos para cultivar um sorriso bonito e saudável

18/05/2020

Um sorriso bonito é essencial para nossa vida pessoal, profissional e amorosa. Por mais que ele não mostre nossas qualidades, é inevitável não vê-lo como um cartão de visitas.

Ouça este conteúdo:

O sorriso afeta nossa auto estima, nossas relações sociais e até mesmo nosso entorno profissional, pois, sendo um cartão de visitas, passamos uma imagem a partir dele. 

No Brasil, o sorriso é levado muito a sério, muito mais do que em outros países. E não é difícil ter um sorriso bonito, basta seguir alguns cuidados simples e disciplina! 

Por isso, vem com a gente que hoje vamos explicar como manter o sorriso da sua família digno de uma selfie. 

Mas, antes de focar na beleza e harmonia  do sorriso, precisamos manter um sorriso saudável. Esse é o primeiro passo para ter o sorriso bonito. Veja o passo a passo de um sorriso saudável:

1. Escovação 

Não tem segredo e nem como escapar: para ter dentes bonitos , é essencial escová-los, preferencialmente, após cada refeição. A escovação deve ser realizada pelo menos 3 vezes ao dia e, por no mínimo, 2 minutos. Sugere-se ainda usar um creme dental com flúor. 

Escovas com cerdas macias e cabeças pequenas são as melhores, pois alcançam todas as regiões da boca – até aqueles dentes mais difíceis de alcançar.

Ela deve ser feita com movimentos suaves e curtos, sempre da gengiva em direção às margens dos dentes. Todos os “lados” dos dentes devem ser escovados – parte interna, externa e pontas. Língua, bochechas e gengivas não podem ficar de fora. Então, movimentos suaves e circulares são suficientes para elas. 

A escova precisa ser trocada a cada 3 meses de uso ou quando você perceber que ela já está se desgastando. 

E as crianças? No caso delas, a  escovação deve ser supervisionada por um adulto, utilizando uma pequena quantidade de creme dental, para evitar a ingestão excessiva de flúor, o que pode acarretar manchas nos dentes que ainda estão em formação. 

2. Fio dental

Utilize o fio dental todos os dias. Sabemos que muitas pessoas pulam esta etapa, por falta de tempo ou até mesmo dificuldade de passar corretamente o fio dental, mas o procedimento é essencial para evitar a formação de placa e tártaro entre os dentes e também entre os dentes e a gengiva. Com isso, você tem muito menos chances de desenvolver cáries e outros problemas bucais. 

As crianças devem ser acompanhadas durante esse processo também. 

3. Não esqueça da gengiva

Se a escovação e o uso do fio dental não forem feitos de forma suave, sua gengiva pode ser prejudicada. Então não esqueça de fazer movimentos suaves e evitar o uso de palitos de dente, por exemplo, que não limpam adequadamente e ainda podem machucar sua gengiva. 

Lembre que se você ferir sua gengiva, este ferimento pode ser uma porta de entrada  para bactérias oportunistas. Então todo cuidado com a sua gengiva!

4. Cuidados com a alimentação 

Cuidar da alimentação desde cedo é fundamental para desenvolver hábitos saudáveis que durarão a vida toda. 

Alimentos cheios de açúcar são grandes vilões para nossos dentes. Balas, chicletes e refrigerantes que podem trazer problemas, pois acabam se aderindo aos dentes e facilitando o acúmulo de placa bacteriana e o surgimento de cáries. Em contrapartida, você já ouviu falar que maçã é ótimo para limpar os dentes? Em parte, isso é verdade! Alimentos fibrosos como frutas e legumes têm poder adstringente e ajudam mesmo a limpar a superfície dos dentes. 

Mas essa limpeza nunca pode ser comparada com a feita pela escovação e uso do fio dental.

É bom lembrar que não são só as crianças que estão suscetíveis a essas tentações, afinal quanto açúcar você utiliza para adoçar seu café ou suco? Então fique alerta aos seus hábitos alimentares! 

5. Limpeza profissional 

Qual foi a última vez que você foi ao consultório odontológico? Mesmo com todos os cuidados do dia a dia, é necessário manter um rotina de visitas ao dentista. 

Ainda que você e sua família não apresentem sinais de que precisam de uma consulta, é essencial verificar se não há algum problema “oculto”.

Uma visita periódica ao dentista para fazer um check-up odontológico pode diagnosticar precocemente problemas que estão começando e evitar complicações. 

Além disso, a limpeza profissional é recomendada, pelo menos, 2 vezes ao ano, como uma ótima medida preventiva e cuidado com sua saúde e bucal. . Essa necessidade de visitas pode ser maior em determinados casos, como por exemplo, em pacientes com doenças periodontais. 

Procedimentos para um sorriso ainda mais bonito

Seguindo todos esses passos acima, você garante um sorriso saudável. Muitas vezes ele já é suficiente para garantir um sorriso bonito. Mas, se você quer ir além, pode contar com o apoio de procedimentos que contribuem e melhoram ainda mais o seu sorriso! 

Alinhadores ortodônticos 

O famoso “aparelho” pode ser utilizado para correção do alinhamento dos dentes. Hoje em dia há uma variedade grande de aparelhos,  que vão desde os mais tradicionais ou metálicos até os estéticos e os alinhadores invisíveis. 

Clareamento dental

O clareamento dental pode contribuir para um sorriso mais bonito, sempre supervisionado por um profissional, é claro. Existem algumas   técnicas de clareamento, e somente um(a) dentista pode avaliar o melhor tratamento para cada caso. 

Harmonização orofacial

A Harmonização é um conjunto de procedimentos focados em promover o equilíbrio estético e funcional da face. Após uma avaliação criteriosa, o dentista pode realizar alguns procedimentos como aplicação de toxina botulínica (o famoso botox) e preenchimento com ácido hialurônico para promover a harmonia de lábios, queixo e bochechas.

Como manter o sorriso bonito e saudável 

Uma combinação de todos os cuidados e procedimentos mencionados são o caminho para conquistar um sorriso bonito e saudável.

Em casos mais específicos, outros procedimentos podem ser necessários. Mas é importante lembrar que todo diagnóstico só pode ser feito por um(a) dentista qualificado, que vai orientar o melhor tratamento para cada caso. 

Por isso, consultas regulares ao dentista são fundamentais para alcançar o melhor sorriso para cada rosto. Agende a sua consulta com os especialistas da Redeplus Odontologia, em Florianópolis, e alcance um sorriso saudável e bonito você também.
Siga-nos no Facebook e Instagram para ver mais dicas sobre saúde bucal no dia a dia.

Dra. Daniela Garbin Neumann

CRO/SC 5990 - Cirurgiã-dentista formada há 24 anos pela UFPR, tem mestrado e doutorado em Odontologia pela UFSC, na área de saúde coletiva - com estágio na Universidade de Toronto, Canadá. Pela sua tese de doutorado, foi premiada no Prêmio Capes de Tese 2015, e recebeu menção honrosa na Academia Catarinense de Odontologia.⠀ ⠀

Leia também