Home > Blog >

6 dicas para te ajudar na manutenção do aparelho ortodôntico

6 dicas para te ajudar na manutenção do aparelho ortodôntico

29/07/2021

Alcançar o sorriso perfeito é o principal objetivo de quem busca a correção dos dentes com aparelho. Mas, para ser perfeito de verdade, o sorriso também precisa ser saudável! A manutenção do aparelho ortodôntico tem papel fundamental no resultado do tratamento.

Durante o tratamento, a atenção à higiene bucal precisa ser redobrada. E esse é um dos pontos que queremos conversar com você. Por isso, preparamos este artigo. A partir de agora, vamos mostrar dicas para te ajudar na manutenção do aparelho. Assim, você vai chegar ao fim do tratamento com o sorriso mais que perfeito! Vem com a gente!

A manutenção do aparelho ortodôntico é muito difícil?

Antes de falarmos sobre as dicas para a manutenção do aparelho ortodôntico, é preciso esclarecer alguns pontos sobre ele. Esse tratamento, como já dissemos, é procurado por pessoas que desejam corrigir o alinhamento dos dentes e outros problemas de mordida.

Dependendo do seu tratamento e do tipo de aparelho utilizado, o acesso a todos os pontos de cada dente pode ser dificultado. Em muitos casos, o paciente acaba ficando desmotivado porque a higiene bucal fica um pouco mais complicada. 

Veja bem: dissemos “um pouco”! Isso mesmo, não é tão difícil manter essa rotina. Um estudo publicado em 2011 no Dental Press Journal of Orthodontics, mostrou que a limpeza ideal, quando bem orientada pelo ortodontista, leva no máximo 10 minutos.

Dicas para te ajudar na manutenção do aparelho ortodôntico

Mesmo que pareça mais trabalhoso, fazer a higienização bucal correta depois de colocar o aparelho nos dentes é apenas uma questão de prática. É sempre bom ter em mente que, na falta destes cuidados, pode ser necessário passar por procedimentos mais invasivos após retirar o aparelho.

Assim, preparamos essa lista com 6 hábitos que vão ajudar no cuidado diário, especialmente para quem usa o aparelho ortodôntico convencional — aquele com bráquetes —. Confira!

1. Acerte na escovação

Uma boa escovação começa pela escolha da melhor escova dental. Ela deve ter cabeça pequena, cerdas macias e, de preferência, contar com uma canaleta central mais profunda. Assim, conseguem penetrar melhor nas estruturas do aparelho, proporcionando uma limpeza equilibrada.

Na hora da prática, os cuidados continuam. Uma escovação inadequada pode provocar a soltura dos bráquetes da resina que os mantém fixados. Além disso, é fundamental manter pelo menos três escovações diárias e usar creme dental com flúor.

Como o uso do aparelho pode levar ao acúmulo de resíduos em locais de acesso mais difícil, é essencial caprichar na hora de escovar os dentes. Se tem dúvidas sobre a escova ideal e a forma correta de escovação, o ortodontista pode passar todas as orientações!

💡
Você conhece a escova interdental?Ela é formada por um arame circundado por cerdas que possibilita a inserção entre um dente e outro, removendo os restos de alimentos que favorecem a proliferação de bactérias.

2. Use o fio dental regularmente

O fio dental costuma ser o “tendão de Aquiles” na manutenção do aparelho ortodôntico. Como a dificuldade de passar o fio aumenta, muitos diminuem a frequência e até mesmo acabam perdendo totalmente o hábito. Mas esse ato pode levar ao surgimento de doença periodontal e cáries entre os dentes.

Se você está com dificuldades para usar o fio dental, a boa notícia é que já é possível encontrar, no mercado, algumas opções de acessórios e fios específicos para quem usa aparelho. Eles facilitam muito o uso do fio dental, vale o investimento!

3. Recorra ao enxaguante bucal 

Nem sempre a escovação é possível, como quando você está em lugares públicos, por exemplo. Em casos como este, a higiene bucal não pode ser abandonada. Para fazer a manutenção correta, enxágue muito bem a boca com o produto recomendado pelo ortodontista. 

Assim, você evitará que restos de alimentos fiquem acumulados na estrutura do aparelho ortodôntico. Esse mau hábito pode estimular o aumento da placa bacteriana e trazer problemas bucais ainda mais sérios.

O ortodontista pode orientar sobre o melhor enxaguante bucal para complementar a limpeza diária do seu aparelho.

4. Tenha cuidado com alguns alimentos

A hora de se alimentar também merece mais atenção das pessoas que usam aparelho nos dentes. Isso porque alguns alimentos podem  dificultar a limpeza e até danificar a estrutura do aparelho. Assim, é recomendado evitar:

  • Alimentos duros, fibrosos e pegajosos (amendoim, balas, bolachas, manga, laranja, queijos): eles são os vilões de qualquer aparelho ortodôntico. Além de costumeiramente ficarem presos ou grudar entre os dentes, eles podem provocar o descolamento dos bráquetes;
  • Alimentos com muitos corantes (café, refrigerantes, vinhos, curry, molho de tomate, corantes alimentícios): além de comprometer o aspecto das borrachinhas do aparelho, eles podem manchar os dentes, deixando-os mais amarelados nas áreas expostas. Isso ficará evidente quando você tirar o aparelho.

5. Não mexa na estrutura do aparelho

Ninguém está livre de imprevistos. Mas se acontecer algo como o descolamento de um bráquete do dente ou se o fio ortodôntico escapar do bráquete, não faça “manutenção” em casa. Muitas vezes, “dar um jeitinho” pode parecer uma atitude simples, mas pode trazer consequências para o tratamento. 

A orientação é para que, em casos como estes, você use a cera ortodôntica para evitar que a estrutura solta machuque a boca e procure o atendimento do seu dentista o mais rapidamente possível. 

6. Não perca as manutenções regulares

Qualquer manutenção no aparelho ortodôntico só deve ser feita pelo ortodontista e segue um cronograma individualizado, estabelecido de acordo com cada caso, para o sucesso do tratamento.

Assim, não deixe de comparecer ao consultório para a manutenção do aparelho ortodôntico nos prazos combinados com o especialista. Esses ajustes e cuidados vão garantir a evolução do processo de alinhamento dos dentes e permitir que o tratamento seja concluído no prazo determinado.

Se você ainda não iniciou o seu tratamento ortodôntico e está buscando por este cuidado em Florianópolis, os especialistas da Redeplus Odontologia são altamente qualificados e estão prontos para atendê-lo. Basta fazer o agendamento em nosso site ou falar com a nossa equipe de atendimento. Estamos à sua espera!

Guilherme Pletsch

Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial, pós-graduação em Cirurgias Avançadas em Implantodontia e pós-graduação em Cirurgia Dento-Alveolar.

Leia também