Home > Blog >

Alimentos que fazem bem para os dentes: conheça os principais

Alimentos que fazem bem para os dentes: conheça os principais

15/11/2020

Muitas pessoas pensam que só escovar os dentes e usar fio dental é o suficiente para manter-se livres das cáries e outras doenças bucais. Esses cuidados são essenciais, mas não bastam por si próprios. A dieta e o estado nutricional influenciam a nossa saúde geral e bucal, por isso precisamos associar alimentos que fazem bem para os dentes com os hábitos diários de higiene bucal.

Uma das doenças bucais mais comuns relacionadas à falta desses cuidados é a cárie dental. A Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, realizada em 2010, mostrou que crianças com 5 anos possuem, em média, 2,43 dentes com experiência de cáries. Vale ressaltar que não é por ser uma dentição decídua (dentes de leite) que a criança está livre de problemas bucais, já que o mau cuidado com essa dentição representa danos à dentição permanente.

Já crianças com 12 anos possuem, em média, 2,07 dentes com experiência de cárie, enquanto adolescente entre 15 e 19 anos possuem 4,25 dentes com essa experiência. Entre os adultos de 35 a 44 anos, a experiência de cárie prevalece em 16,75 dentes, enquanto para o grupo de 65 a 74 anos, 27,53 dentes já tiveram cáries.

Para ajudar a mudar esse cenário, além dos cuidados diários como escovação e uso do fio dental, recomenda-se a inserção de alimentos que fazem bem para os dentes. Por isso, hoje a Redeplus te conta quais são os principais alimentos que ajudam a cuidar dos seus dentes e como inseri-los na alimentação desde a infância.

Vitamina C

A importância da vitamina C na saúde bucal excede os cuidados com os dentes e passa também às gengivas. Ter gengivas saudáveis é fundamental para ter dentes fortes e firmes, por isso, alimentos ricos em vitamina C estão entre os alimentos que fazem bem para os dentes.

A falta dessa vitamina pode levar a sangramentos nas gengivas e à perda de massa óssea, causando, assim, a perda de dentes. Na saúde geral, o Escorbuto é uma doença causada pela falta da vitamina C.

Os alimentos que são ricos nessa vitamina incluem frutas (em especiais as cítricas), vegetais e folhas verdes. Veja quais alimentos consumir:

  • lichia;
  • laranja;
  • limão;
  • manga;
  • abacaxi;
  • goiaba;
  • melão;
  • espinafre;
  • brócolis;
  • aspargo;
  • couve, etc.

Existe uma infinidade de alimentos ricos em vitamina C que podem ajudar a cuidar dos seus dentes, mas é necessário tomar alguns cuidados. Alguns produtos industrializados, por exemplo, também possuem essa vitamina, mas, ao mesmo tempo, são ricos em açúcares – o que prejudica a saúde bucal e geral.

Outro aspecto que precisamos ter em atenção é a acidez de algumas frutas. Laranja e abacaxi, por exemplo, são frutas muito ácidas, então não podemos exagerar em seus consumos, já que isso pode provocar a desmineralização dos dentes e deixá-los mais porosos.

Recomenda-se ainda que, após o consumo de alimentos ácidos, seja feito um bochecho com água pura para neutralizar a acidez bucal e que, não seja feita a escovação logo em seguida, pois o atrito da escova com essa acidez pode piorar a desmineralização.

Cálcio

O cálcio é um mineral essencial para quem deseja ter ossos e dentes fortes. Como não é possível fazer a reposição desse mineral nos dentes, recomenda-se uma dieta com boas fontes de cálcio.

Entre os alimentos que fornecem esse mineral estão leites e seus derivados como iogurte e queijos, por exemplo. Para pessoas vegetarianas, veganas e intolerantes à lactose, existem outros alimentos que podem compensar essa demanda como, por exemplo:

  • folhas verdes escuras;
  • feijão-branco;
  • soja;
  • grão-de-bico;
  • brócolis;
  • chia;
  • quinoa, etc.

Novamente, existe uma infinidade de alimentos ricos em cálcio, mas também é necessário atentar para o teor de açúcares de alguns alimentos.

Vitamina D

Essa vitamina é essencial para a absorção do cálcio nas bases ósseas e dentárias.

Alguns alimentos como peixes gordurosos, óleo de fígado de bacalhau, cogumelos secos, leite, ovos e fígado bovino também contém essa vitamina, ainda que em pouca quantidade. No entanto, teríamos que ingerir grandes quantidades desses alimentos para alcançar a quantidade necessária ao nosso organismo.

A forma mais eficiente de conseguir essa vitamina é através da exposição solar, pois nosso corpo faz a síntese na pele.

Além dos alimentos que fazem bem para os dentes

Além dos próprios alimentos que ajudam a cuidar dos dentes, existem outras ações ligadas a eles que proporcionam uma saúde bucal melhor.

A mastigação de alimentos crus como frutas mais duras ou, até mesmo, de carnes que são mais difíceis de mastigar, ajuda a dar mais força para as arcadas dentárias e garante mais firmeza para os dentes.

O consumo de água, o gargarejo e o bochecho ajudam a eliminar detritos, açúcares e ácidos que prejudicam os dentes. Em algumas cidades, a água já é fluoretada, o que ajuda na formação dos dentes.

Ensine suas crianças a se alimentarem bem

A dificuldade mais encontrada, em relação a esses alimentos, é introduzi-los na alimentação. Por isso, esse hábito precisa ser criado desde a infância, quando ainda bebês. Após os 6 meses de vida, quando a criança já pode começar a receber outros alimentos além da amamentação, pode-se começar a introduzir verduras e legumes na alimentação através de papinhas.

Com o crescimento das crianças, pode-se inserir esses alimentos em sucos, sopas e assados. No caso de crianças já crescidas que não gostam desses alimentos, pode-se optar por inseri-los sem que as crianças percebam. Você pode usar o liquidificador ou um mixer para bater esses alimentos a usá-los nos molhos oferecidos a elas.

Assim, você garante que elas recebam essas vitaminas e minerais enquanto vão se habituando aos sabores.

Para que as crianças se adaptem ao consumo desses alimentos é necessário que elas aprendam com os pais ou responsáveis. Por isso, é tão importante que os adultos também os consumam. Pode ser um pouco difícil se habituar aos sabores e texturas que não somos habituados, mas com um pouco de esforço é possível mudar nossos hábitos. Lembre-se que hábitos aprendidos na infância são levados para a vida inteira.

Quer saber mais sobre como manter um sorriso bonito e saudável?

Então siga a Redeplus no Facebook e no Instagram para receber todas as nossas dicas.

Dra. Daniela Garbin Neumann

CRO/SC 5990 - Cirurgiã-dentista formada há 24 anos pela UFPR, tem mestrado e doutorado em Odontologia pela UFSC, na área de saúde coletiva - com estágio na Universidade de Toronto, Canadá. Pela sua tese de doutorado, foi premiada no Prêmio Capes de Tese 2015, e recebeu menção honrosa na Academia Catarinense de Odontologia.⠀ ⠀

Leia também