Home > Blog >

Facetas dentárias: o que são, tipos e para que servem

Facetas dentárias: o que são, tipos e para que servem

20/02/2021

Facetas dentárias no Sul da Ilha

As facetas dentárias são uma ótima opção para quem busca recuperar a função do dente e melhorar a aparência sem comprometer sua estrutura. Assim, elas trazem diversas vantagens em relação a tratamentos que recuperam a estética dental, mas podem ser muito invasivos e remover boa parte dos dentes.

Neste artigo, explicamos como elas funcionam, para que servem e quais são os tipos disponíveis. Além disso, mostramos onde encontrar especialistas na técnica no Rio Tavares, região sul de Florianópolis (SC). Para descobrir, acompanhe a leitura!

Vale a pena tratar a função e a estética ao mesmo tempo?

Com certeza! Antigamente, era comum as pessoas buscarem procedimentos que recuperavam apenas a função dos dentes anteriores (da frente). Mas, com aumento das opções de tratamentos estéticos na odontologia, isso mudou.

Como consequência, a procura por tratamentos de dentes com estética insatisfatória vem crescendo muito. É aí que entram as facetas dentárias.

O que são facetas dentárias?

As facetas dentárias são restaurações de espessuras muito finas, fixadas na face frontal dos dentes (a chamada superfície vestibular). Elas servem para recuperar a função e a estética.

Geralmente, são aplicadas nos dentes anteriores superiores (incisivos centrais, laterais e caninos). No entanto, a quantidade de facetas necessárias pode variar de acordo com cada caso.

Qual é a quantidade de facetas necessárias?

Depende. Em alguns casos, são indicadas apenas quatro facetas para os dentes centrais e laterais superiores. Mas, em casos em que o(a) paciente tem sorriso amplo e problema severo de cor ou forma, podem ser necessárias até dez facetas, as quais cobririam até os pré-molares.

Isso ocorre porque as facetas costumam ser indicadas para a recuperação de função, de cor ou de ângulo. Portanto, um(a) paciente pode precisar de facetas por uma ou mais necessidades, o que pode aumentar ou diminuir o número de dentes tratados.

É possível corrigir dentes tortos com o uso de facetas?

Às vezes, sim. A correção de dentes desalinhados com facetas dentárias é possível se o dente não estiver muito torto. Mas, dependendo do grau de desvio do dente, pode ser necessário um tratamento ortodôntico — o qual, vale lembrar, atualmente também conta com opções estéticas.

Quais são os tipos de facetas dentárias?

Um dos principais benefícios do tratamento com facetas dentárias é a mínima invasão aos dentes saudáveis. Isso porque não há a retirada de grandes partes da estrutura dentinária.

Entretanto, o grau de invasão varia de acordo com o tipo de restauração indicada. Ou seja, se é de cerâmica (porcelana) ou de resina. A seguir, mostramos as principais vantagens e desvantagens de cada uma. Confira!

Facetas diretas em resina composta

As facetas em resina composta recebem o nome “direta” porque são esculpidas, diretamente, sobre a face do dente. Esse processo requer um alto nível de habilidade técnica do(a) dentista, que deve acomodar e estratificar corretamente a resina.

Em relação às facetas em cerâmica, as feitas em resina costumam ter um menor custo. Mas, há outras vantagens, que excedem o valor. O principal benefício é não haver necessidade de desgaste da estrutura dentinária, já que a resina se adapta ao esmalte dental.

Além disso, ainda é possível confeccionar a resina em diversos tons e opacidades. Isso permite reproduzir a mesma opalescência (tonalidade leitosa do esmalte) e reflexão (forma como reflete a luz) dos dentes do(a) paciente.

Já as desvantagens das facetas diretas em resina composta incluem:

  • geração de estresse na polimerização, o que pode provocar uma maior sensibilidade após o procedimento;
  • maior desgaste da faceta com a escovação diária e também por conta de bruxismo;
  • menor resistência e maior perda do brilho e da textura inicial.

No caso de pacientes fumantes, por exemplo, as facetas de resina não são a melhor opção, pois o cigarro tem altas probabilidades de causar manchas na resina. O mesmo vale para quem tem o hábito de beber bastante café ou tomar vinho regularmente.

Facetas indiretas em cerâmica ou porcelana

No caso das facetas em cerâmica (ou porcelana), o nome “indireta” significa que elas não são produzidas diretamente sobre a face do dente. Esse tipo de restauração é a melhor opção para pacientes fumantes ou que consomem muitos alimentos e bebidas com alta pigmentação.

Como a cerâmica tem uma superfície vítrea, ela dificilmente sofre abrasão. Além disso, a probabilidade de ocorrerem mudanças de tom ou de polimento com o passar do tempo é muito pequena.

Fora a estabilidade de cor, a alta resistência e a biocompatibilidade com o material dentinário são outras vantagens desse material. Entre as opções de facetas dentárias disponíveis, a confeccionada em cerâmica é a que melhor consegue reproduzir a aparência dos dentes naturais.

preparo conservador desse tipo de restauração é mais uma vantagem em relação à produção de coroas dentárias totais. Isso porque as facetas em cerâmica necessitam de uma raspagem mínima da face vestibular do dente (face frontal). Já no caso das coroas totais, o(a) paciente perde muito material dentinário e o substitui por outro.

No entanto, em relação às facetas em resina, o preparo (ainda que conservador) é uma desvantagem, pois as primeiras não necessitam da raspagem do dente. Porém, em casos de dentes muito escurecidos ou que já tenham sido restaurados várias vezes, as facetas de cerâmica se mostram mais eficientes. Além disso, têm maior resistência ao desgaste, ótima longevidade (podendo durar mais de 15 anos) e alto potencial para manter a estabilidade de cor.

[sugestão de imagem] Idoso com sorriso rejuvenescido, usando facetas em porcelana (inspiração).

Facetas de resina ou facetas de porcelana: qual escolher?

A escolha do melhor tipo de faceta dentária depende dos seus hábitos de vida, alimentação, higiene bucal e necessidades específicas. Por isso, ela sempre deve ser feita com a ajuda de um cirurgião dentista, após uma avaliação minuciosa.

Um profissional qualificado é capaz de orientar todos os riscos, benefícios e desvantagens para o paciente. Além disso, cabe a ele informar se as facetas dentárias são, realmente, o melhor tratamento disponível para cada caso.

Quais são os cuidados necessários após colocar facetas dentárias?

Seguir as recomendações do dentista após colocar facetas dentárias é relativamente simples, mas muito importante. Tratam-se, basicamente, dos mesmos cuidados com a saúde bucal indicados para os dentes naturais. São eles:

  • não morder objetos (como canetas);
  • não usar os dentes para abrir embalagens;
  • não roer as unhas;
  • evitar o consumo de alimentos muito duros (como pés-de-moleque) e com alto teor de pigmentação;
  • usar escova de dentes de cerdas macias, descartando-a no período recomendado pelo fabricante ou antes, se houver desgaste;
  • utilizar o fio dental todos os dias, para prevenir a formação de tártaro e placa bacteriana;
  • ir às consultas odontológicas de rotina a cada seis meses.

[sugestão de tabela] Cuidados após colocar facetas dentárias:

  • não roer unhas
  • não morder objetos
  • não usar os dentes como abridor
  • evitar alimentos muito duros
  • evitar bebidas pigmentadas
  • usar escova de dentes macias
  • utilizar fio dental diariamente
  • ir o dentista a cada seis meses

Onde colocar facetas dentárias no Rio Tavares?

Se você está buscando facetas dentárias no Rio Tavares, no sul da Ilha, conte com a expertise da Redeplus Odontologia. Nosso corpo clínico conta com especialistas em dentística (a chamada odontologia estética), a qual combina diferentes procedimentos para proporcionar ao(a) paciente um sorriso mais harmônico!

Assim, quem mora e/ou trabalha no Rio Tavares tem à disposição uma clínica odontológica multidisciplinar, com uma infraestrutura moderna e completa. Aqui, pode-se colocar as desejadas facetas dentárias e, se preciso, realizar outros tratamentos. Para melhorar, estamos juntos ao Multi Open Shopping, com estacionamento no local e facilidade de acesso!

Caso deseje fazer uma avaliação individual, agende uma consulta. Entre em contato agora mesmo pelo nosso site, WhatsApp (48 3307-3102) ou telefone (48 99177-4210)!

Dra. Daniela Garbin Neumann

CRO/SC 5990 - Cirurgiã-dentista formada há 24 anos pela UFPR, tem mestrado e doutorado em Odontologia pela UFSC, na área de saúde coletiva - com estágio na Universidade de Toronto, Canadá. Pela sua tese de doutorado, foi premiada no Prêmio Capes de Tese 2015, e recebeu menção honrosa na Academia Catarinense de Odontologia.⠀ ⠀

Leia também