Home > Blog >

Placa de mordida para bruxismo e DTM: como funciona?

Placa de mordida para bruxismo e DTM: como funciona?

15/05/2021

Apertar ou ranger os dentes enquanto dorme ou ter dificuldades na mastigação são distúrbios mais comuns do que se imagina. O bruxismo e a DTM trazem desconforto, dor e podem estar associados a outros problemas de saúde.

Por isso, preparamos este material que explica um pouco mais sobre esses distúrbios e mostra de que forma a placa miorrelaxante, mais conhecida como “placa de mordida” pode aliviar os sintomas e trazer mais qualidade de vida. Vem com a gente!

O que é DTM? 

A DTM — disfunção temporomandibular — é um desarranjo nas articulações da mandíbula, muito comum em mulheres. Ela é causada, de modo geral, por desajustes no disco articular.

Esse pedaço de tecido fibroso funciona como um amortecedor que suaviza todos os movimentos maxilares. Quando danificado, ele causa dificuldades de abrir e fechar a boca e pode gerar até mesmo estalos e barulhos ao realizar esses movimentos. 

Ainda que, em muitas situações, a causa da DTM seja desconhecida, é possível tratar esse distúrbio e minimizar os sintomas, como mostramos em detalhes neste artigo.

Em casos extremos, pode ocorrer a luxação da mandíbula, que impede o fechamento da boca, exigindo o atendimento emergencial de um cirurgião dentista.

DTM e bruxismo são a mesma coisa?

Ainda que haja muita confusão, as duas condições são distintas. No bruxismo, a pessoa costuma apertar e ranger os dentes, esfregando uns contra os outros. Essa prática leva ao desgaste do esmalte e até mesmo à deformação da estrutura dentária.

É muito comum, por exemplo, que a pessoa que sofre com o bruxismo perca as pontas dos dentes caninos, que ficam com a extremidade nivelada ao resto da dentição. Por ser inconsciente, o aperto é mais intenso quando a pessoa está dormindo e pode ter como causa o refluxo gastroesofágico ou a apneia do sono.

Em todos os casos, no entanto, é possível contar com a placa miorrelaxante — ou placa de mordida — como uma alternativa para auxiliar no tratamento da DTM e do bruxismo.

Como a placa de mordida auxilia no controle?

A dor de cabeça, na região dos ouvidos e ao mastigar são recorrentes em pessoas que sofrem tanto com a disfunção temporomandibular quanto com o bruxismo. Por isso, muitos especialistas recomendam o uso da placa miorrelaxante. De modo geral, ela assume três funções: 

  • Relaxamento da musculatura
  • Estabilização da articulação
  • Proteção dos dentes

A placa de mordida funciona bloqueando o contato entre os dentes. Assim, todas as estruturas articulares se mantêm em uma posição mais próxima à ideal, livres de compressão. Neste sentido, não podemos resumir a ação da placa à esfera preventiva, mas também como atenuante dos sintomas.

Quais os tipos de placa miorrelaxante e suas indicações?

A indicação do uso da placa passa pela avaliação de um dentista. É ele quem pode definir qual tipo é o mais adequado para cada situação e quais outras alternativas podem ser utilizadas no tratamento das causas e dos sintomas do bruxismo e da DTM.

A seguir, mostramos os principais tipos de placa de mordida, com suas respectivas indicações:

Placa maleável

Indicada para a remissão das dores articulares e musculares associadas à disfunção temporomandibular e ao bruxismo. Ela é confeccionada em material resiliente, como o silicone. Seu uso diminui a hiperatividade mandibular, estabilizando e descomprimindo a mandíbula. 

Placa rígida

Pode ser adotada para uso diário ou intermitente. A placa rígida é produzida em resina acrílica, com variações no design de acordo com a posição desejada, pelo dentista, para o descanso das estruturas articulares, criando estruturas laterais que estabilizam a arcada dentária e permitem desocluir os dentes.

Como tratar o bruxismo e a DTM com a placa de mordida?

Como dissemos, antes de tudo é preciso investigar as causas destes distúrbios e tratá-las. Ao mesmo tempo, o dentista pode lançar mão da placa de mordida como recurso para reduzir as dores e trazer mais qualidade de vida, especialmente ao sono do paciente.

Assim, para definir a placa miorrelaxante ideal, é preciso passar por uma avaliação criteriosa de um especialista. Se você sente que necessita desse tratamento, agende sua visita a um de nossos dentistas aqui no Multi Open Shopping, em Florianópolis.

Camila Gaspari Locatelli

Leia também