Home > Blog >

3 sinais de que você precisa consultar um dentista

3 sinais de que você precisa consultar um dentista

10/05/2021

A atenção à saúde bucal nem sempre está na lista de prioridades da maioria das pessoas. A gente sabe que, em meio a uma rotina corrida, fica difícil encontrar um tempo para ir à consulta. Mas visitar regularmente o dentista é fundamental para evitar diversos problemas bucais. 

Se você está em busca de mais informações para saber se é hora de procurar atendimento odontológico, este artigo é o lugar certo. Aqui, vamos apresentar os três principais sinais de que você precisa consultar um dentista. A boa notícia é que você pode identificá-los de forma simples, enquanto escova os dentes. Siga com a gente para descobrir como!

O que os sinais podem dizer sobre a sua saúde bucal?

A saúde dos dentes começa de dentro para fora e vice-versa. Em alguns casos, os sinais de que há algum problema só aparecem quando ele já está em estágio avançado. Por essa razão, a atenção constante a pequenos alertas do corpo não podem ser ignorados. 

Os problemas causados por uma má higiene bucal podem ir além do simples acúmulo de placa. Pessoas com gengivite ou doença periodontal têm mais propensão a sofrer problemas cardíacos. Pensando nisso, vamos falar, a partir de agora, sobre os três sinais mais importantes. Acompanhe.

1. Dor de Dente 

A dor de dente é um aviso do seu corpo de que algo está fora do normal. Em geral, ela não é o primeiro sintoma de doenças bucais. Ao contrário, a dor aparece quando o problema já está avançando. 

Por isso, quando ela surgir não espere mais! Marque uma consulta o mais rapidamente possível. Muitos fatores podem estar associados a dor de dente, entre eles:

  • Presença de cáries;
  • Hipersensibilidade dentária;
  • Doença periodontal;
  • Nascimento dos dentes do siso;
  • Bruxismo, briquismo e outras DTMs (disfunções temporomandibulares); 
  • Gengivite — inflamação nas gengivas;
  • Sinusites.

Todos esses distúrbios apresentam outros sintomas além da dor de dente e possuem tratamento específico, que deve ser orientado e conduzido por um especialista em endodontia, periodontia ou até mesmo cirurgia, dependendo de cada caso. 

2. Dentes amarelados

É comum pensar que a placa dentária é a causadora dos dentes amarelados, mas nem sempre a razão é tão evidente. De maneira geral, estamos sujeitos ao acúmulo da placa desde a infância. O que pode impedi-la é uma higiene bucal rigorosa.

Neste sentido, os dentes amarelados podem não parecer um problema em si, mas evitar o acúmulo de tártaro — que é quando a placa endurece e não conseguimos mais removê-la com a escovação — é uma forma de prevenir também o aparecimento de cáries e gengivite. 

Em outros casos, a coloração amarela pode ser decorrente de fatores internos, que merecem ainda mais atenção especializada. Se não tratados, todos esses problemas podem evoluir para a necessidade de um tratamento de canal ou até levar à perda de dentes.

💡Um estudo publicado na Revista Periodontia, em 2008, mostra que a remoção da placa na parte aparente do dente pelo próprio paciente é a forma mais prática de manter-se livre desse problema. Para isso, o ideal é manter a frequência de escovação (pelo menos 3 vezes ao dia) e usar o fio dental diariamente.

3. Sangramento gengival 

Repita esse mantra todos os dias durante a escovação: “Gengivas saudáveis não sangram”. Com isso em mente, se você, seus filhos ou qualquer pessoa da sua família apresentar sangramento na gengiva, já sabe que é hora de ficar atento. 

O primeiro passo é analisar a causa do sangramento. Se foi em decorrência de uma força extra na hora de escovar ou um descuido ao passar o fio dental, está tudo bem! Do contrário, agende uma consulta com um dentista para uma avaliação profissional. 

O sangramento da gengiva pode sinalizar doença periodontal, que começa a se manifestar como uma gengivite, mas pode afetar até mesmo o osso que envolve e suporta os dentes. Mas, com ajuda qualificada, não há motivo para preocupação. Para todas os quadros de doença periodontal existe, pelo menos, um tipo de tratamento. O importante é que ele seja feito o quanto antes para evitar a perda dos dentes afetados.

Quando consultar um dentista? 

As doenças bucais podem ser prevenidas e diagnosticadas precocemente. Por isso, é importante manter a regularidade das suas visitas ao dentista. Da infância até a melhor idade, é recomendado ao menos uma consulta a cada seis meses. 

Essa regularidade pode não só ajudar a manter seus dentes mais limpos e resistentes ao longo da vida, mas também resolver mais rapidamente problemas que já estejam em desenvolvimento.

Se você ainda não tem esse costume, é importante estar atento aos sinais que acabamos de mostrar. Ao perceber a presença de algum deles — ou qualquer alteração na sua boca que não esteja acostumado —, é hora de marcar uma consulta e garantir um sorriso bonito e saudável. 

Para quem busca por dentistas em Florianópolis, a Redeplus conta com profissionais especializados para te ajudar em qualquer situação. Agende sua consulta de avaliação aqui mesmo em nosso site. Esperamos por você!

Dra. Daniela Garbin Neumann

CRO/SC 5990 - Cirurgiã-dentista formada há 24 anos pela UFPR, tem mestrado e doutorado em Odontologia pela UFSC, na área de saúde coletiva - com estágio na Universidade de Toronto, Canadá. Pela sua tese de doutorado, foi premiada no Prêmio Capes de Tese 2015, e recebeu menção honrosa na Academia Catarinense de Odontologia.⠀ ⠀

Leia também