Home > Blog >

Aparelho bucal para apneia e aparelho bucal para ronco: como funcionam?

Aparelho bucal para apneia e aparelho bucal para ronco: como funcionam?

29/12/2020

O aparelho bucal para apneia é uma ótima solução para o tratamento da SAHOS (Síndrome da Apneia e Hipopédia Obstrutiva do Sono) e do ronco. Esse aparelho foi idealizado e é especialidade de muitos dentistas que buscam trazer mais conforto para os seus pacientes e proporcionar noites melhores.

Para que você saiba mais sobre o funcionamento e a eficiência desse equipamento, criamos esse material detalhado. Confira!

Qual a relação da apneia e do ronco?

Antes de falarmos sobre o aparelho bucal para apneia e aparelho bucal para ronco, é preciso entender a relação entre eles. Segundo Luiz Roberto Godolfim, autor do artigo Os Aparelhos Orais no Tratamento do Ronco e Apneia do Sono, a apneia consiste na obstrução completa das vias aéreas.

Isso acontece pelo colapso do palato mole, do dorso da língua e da orofaringe e dura, em média, 10 segundos, ocorrendo entre 5 a 10 vezes por hora de sono. Há ainda a hipopneia que consiste na obstrução parcial causada pelo colapso dos tecidos citados acima.

A Síndrome da Apneia e Hipopneia Obstrutiva do Sono, conhecida apenas como SAHOS, tornou-se um problema sério para boa parte da população adulta.

Segundo um artigo publicado na Revista Interdisciplinar NOVAFAPI, órgão de comunicação do Mestrado Profissional em Saúde da Família do Centro Universitário UNINOVAFAPI, cerca de 4% da população masculina e 2% da feminina, entre 40 e 60 anos, tem essa síndrome.

Entre os sintomas mais comuns, destaca-se o ronco e a sonolência extrema durante o dia. Dessa forma, apesar de a apneia estar diretamente relacionada com o ronco, as causas do ronco não são necessariamente a apneia.

Segundo um artigo publicado e apresentado IV Encontro Latino Americano de Pós-Graduação, as principais causas do ronco são:

  • adenoides aumentadas;
  • obstrução das vias aéreas nasais;
  • aumento do tecido adiposo;
  • palato modelo alongado.

Apesar disso, é muito comum que o ronco esteja diretamente relacionado com a apneia.

Nesse contexto, o aparelho bucal para ronco só terá eficiência quando a causa do ronco tem relação com a SAHOS ou com outros problemas que não sejam nasais, como a adenoide e obstrução.

Como é feito o tratamento para o ronco e apneia?

Os tratamentos para ronco e apneia, tanto a parcial quanto a total, podem ser cirúrgicos ou conservadores. Entre os conservadores, destaca-se o aparelho bucal para apneia e o aparelho bucal para ronco.

Esses aparelhos têm apresentado ótimos resultados e, ainda de acordo com o artigo da Revista Interdisciplinar NOVAFAPI, são classificados de duas formas:

  • Aparelhos Retentores de Língua (ARL): fazem a sucção da língua e são indicados para pacientes sem dentes naturais na boca.
  • Aparelhos de Avanço Mandibular (AAM): aparelho bucal para ronco e apneia mais comum e utilizado, sendo indicado para qualquer paciente que tenha dentes naturais.

Dessa forma, o mais comum é o uso dos Aparelhos de Avanço Mandibular que também pode ser chamado de posicionadores mandibulares.

Como funciona o aparelho bucal para ronco e o aparelho bucal para apneia?

Os posicionadores mandibulares fazem com que a mandíbula avance, afastando os tecidos da garganta que causam o bloqueio total ou local. O equipamento estabiliza a mandíbula, o que evita que ela caia durante a noite. Como consequência desse posicionamento, a língua se posiciona posteriormente.

Um estudo realizado e publicado no The European Journal of Orthodontics verificou que o aparelho bucal para apneia aumenta significativamente a área transversa faríngea, o que impede o colapso das áreas respiratórias.

Esse resultado é reforçado em outros estudos que provam a eficiência do aparelho bucal para ronco.

Para compreender os resultados do aparelho bucal para apneia, é preciso se familiarizar com o termo IAH, Índice de Apneia-hipopneia. Quanto maior esse número, mais grave é.

Em um estudo realizado pelos médicos, Henke, Frantz, Kuna, mais 28 pessoas e com o uso de aparelho bucal para apneia, foi identificada a redução de mais de 50% no IAH de 19 pacientes.

Quais são os benefícios do aparelho bucal para apneia?

Além da grande eficiência do aparelho bucal para apneia, ele tem outros benefícios a mais. Confira os principais:

Baixo custo

Quando comparado com outros tratamentos cirúrgicos ou conservadores, o aparelho bucal para ronco tem um custo consideravelmente baixo. Através de exames e moldes é criado o aparelho ideal para a sua dentição, permitindo o encaixe perfeito. Após a compra do aparelho, não é necessário fazer mais investimentos por um longo período, bastando utilizá-lo diariamente.

Simplicidade de uso

Outro grande benefício do aparelho bucal para apneia está na simplicidade do uso. Basta encaixá-lo na boca e pronto! O seu design foi pensado para evitar que ele caia ao dormir, fornecendo noites mais tranquilas. Além disso, não é necessário o uso de energia elétrica ou equipamentos elétricos, como é o caso do CPAP.

Se você saber mais sobre aparelhos bucais e cuidados com os dentes, nos siga no Instagram e no Facebook!

Além disso, marque uma consulta na Redeplus para saber mais sobre o aparelho bucal para apneia e o aparelho bucal para ronco. Temos dentistas especializados na área que podem fazer suas noites melhores.

Camila Gaspari Locatelli

Leia também