A relação entre problemas na região bucal e a saúde em geral é bem mais profunda do que muitas pessoas imaginam. Situações que podem parecer um hábito simples e inofensivo são, em maior ou menor grau, capazes de trazer consequências negativas à saúde e ao bem estar. É o caso do apertamento dental.
O que muitos consideram como “mania” é, na realidade, uma disfunção muscular que merece atenção e tratamento adequados para não causar outros problemas mais sérios.É sobre isso que vamos falar neste artigo. A partir de agora, você vai saber mais sobre o apertamento dental, o que é e como tratá-lo.
O que é o apertamento dental?
O apertamento dental é uma DTM (Disfunção Temporomandibular), que se caracteriza pelo hábito involuntário de forçar a arcada dentária superior contra a inferior. Esse movimento força a articulação temporomandibular, que é uma das mais complexas do corpo humano, responsável pelas funções da fala e mastigação, principalmente.
Em algumas pessoas, segundo pesquisas, a contração muscular causada pela disfunção pode ultrapassar em intensidade a força máxima de apertamento voluntário. Isso se dá pela ausência de mecanismos proprioceptivos. Ou seja, o indivíduo “perde” a noção da pressão que a própria musculatura está gerando.
Um estudo da Universidade Federal da Bahia publicado na Revista de Ciências Médicas e Biológicas, indica que cerca de 80% dos casos de DTM são registrados em mulheres de 20 a 40 anos de idade.
Quais são as causas do apertamento dental?
A disfunção que leva o paciente a forçar a mordida involuntariamente é multifatorial e varia de pessoa para pessoa. Isso quer dizer que esse tipo de DTM pode ser causada por um conjunto de fatores que vão desde o estresse até maloclusões (problemas na mordida). Entre as causas mais comuns, podemos destacar:
- predisposição genética;
- mordida aberta ou cruzada;
- trauma no local da articulação ou no pescoço;
- hábitos como mascar chicletes
- roer unhas ou objetos;
- falta de dentes;
- cirurgias de siso;
- próteses mal adaptadas ou gastas e
- estresse emocional.
Quais prejuízos o apertamento dental traz à saúde?
Os primeiros sinais de que o apertamento causa prejuízos à saúde é a ocorrência de episódios de irritabilidade, cansaço e sensação de fadiga. Além disso, é comum que haja perda de coordenação motora dessa articulação, levando a recorrência de mordidas nas bochechas, lábios e língua.
Outro conjunto de malefícios amplamente constatados em pacientes com apertamento dental é presença de enxaqueca, dor de cabeça na região da testa e nos olhos, dor e zumbido nos ouvidos. A tensão muscular pode chegar ao pescoço e ombros, o que potencializa a constante sensação de fadiga.
Em casos mais graves, a movimentação intensa da articulação pode afetar o posicionamento dos dentes por conta da pressão excessiva causada por este hábito parafuncional. A articulação temporomandibular também é afetada, podendo sofrer desgaste ao longo do tempo.
Como é feito o diagnóstico dessa disfunção?
Alguns sinais podem indicar a presença do apertamento dental, como acordar com dor no maxilar, com dor de cabeça, irritado ou com a sensação de cansaço e zumbido nos ouvidos. No entanto, estes sintomas também podem ser indicativos de outros problemas.
Por essa razão, o diagnóstico correto só pode ser feito por um profissional especializado. Com uma análise minuciosa dos sinais relatados e dos sintomas apresentados, o dentista poderá constatar a Disfunção Temporomandibular e eleger a melhor forma de tratá-la.
O apertamento dental tem tratamento?
Sim, existem estratégias que ajudam a reduzir a pressão exercida pelo apertamento dental e, assim, o alívio das dores temporais, faciais e outros sintomas. O tratamento pode variar conforme as causas da disfunção.
Em geral, os cuidados passam pelo uso de placa miorrelaxante (popularmente chamada de placa de bruxismo), exercícios, alongamentos e massagens para aliviar a tensão muscular e adoção de técnicas como a acupuntura e a aplicação de toxina botulínica, o Botox.
Nos casos mais sérios, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica. Mas não precisa se preocupar, pois isso é muito raro. Em geral, o uso correto da placa e a adoção das terapias indicadas pelo profissional já são suficientes para atenuar a ocorrência e os sintomas do apertamento dental.
Se você apresenta algum dos sinais de alguma Disfunção Temporomandibular, seja o apertamento ou o bruxismo comum, não demore a buscar ajuda. Quanto antes começar o tratamento, melhor para a sua saúde como um todo.
Na Redeplus Odontologia você pode ser atendido usando o seu Cartão RedeSul. Entre em contato com a nossa equipe para conhecer os procedimentos da clínica e agendar uma visita. Estamos à sua espera.