Home > Blog >

Botox® no Rio Tavares: conheça os benefícios da Toxina Botulínica

Botox® no Rio Tavares: conheça os benefícios da Toxina Botulínica

08/02/2021

A utilização da toxina botulínica na odontologia não é uma novidade, e se engana quem pensa que ela é utilizada apenas para fins estéticos.

Popularmente conhecida como “Botox®”, essa substância é utilizada em tratamentos que variam de problemas funcionais (como patologias bucais, dores faciais e problemas na ATM, etc.) a tratamentos estéticos.

Acompanhe a leitura para entender como o Botox® funciona e como ele pode ser utilizado na odontologia.

Como o Botox® funciona?

A toxina botulínica é produzida pela bactéria Clostridium botulinum e atua sobre os nervos motores. Seu papel no nosso organismo é inibir a liberação exocitótica da acetilcolina em terminais nervosos motores.

Em outras palavras, ela bloqueia a liberação de neurotransmissores nos músculos faciais e, consequentemente, diminui a contração desses músculos.

É este bloqueio de liberação de neurotransmissores que torna essa neurotoxina útil em tratamentos estéticos e terapêuticos onde há um excesso de contração muscular.

Atualmente, há 7 tipos distintos dessa neurotoxina na indústria farmacêutica que variam de A a G, sendo o tipo A (BTX-A) o mais comumente utilizado em tratamentos estéticos e terapêuticos. No Brasil, o sorotipo A é o único disponível.

Já o aparecimento dos efeitos clínicos do Botox® costuma ocorrer entre 3 e 7 dias, mas esse período pode se estender por até 14 dias, sendo que a média de durabilidade dos seus efeitos é de 3 a 4 meses, dependendo da resposta individual de cada paciente.

Por isso, o tratamento com toxina botulínica é de ordem temporária. Mas ele pode ser realizado com segurança em intervalos de tempo não inferiores a 3 meses, para que o próprio organismo não produza anticorpos que possam reduzir a eficácia do tratamento.

Botox® no consultório odontológico

Após diversas discussões de ordem jurídica, em 2019 o Conselho Federal de Odontologia reconheceu a Harmonização Orofacial como especialidade odontológica e liberou a utilização da toxina botulínica pelos cirurgiões-dentistas, tanto para tratamentos funcionais quanto estéticos (Resolução CFO-198/2019).

Sorriso gengival

Um caso muito comum de aplicação de Botox® em consultórios é no conhecido “sorriso gengival”. Neste caso, quando o(a) paciente sorri, uma grande parte da gengiva fica exposta causando desconforto para a pessoa.

A correção deste tipo de sorriso também pode ser realizada através de procedimentos cirúrgicos-ortognáticos, mas um cirurgião dentista pode avaliar qual a melhor opção para cada paciente.

Hipertrofia do Masseter

Outro caso que apresenta desconforto nos pacientes é a hipertrofia do músculo Masseter. Esse músculo fica localizado nas laterais do rosto e é responsável pela mastigação. Em casos de hipertrofia, ele apresenta crescimento excessivo que pode ser encontrado uni ou bilateralmente.

Ainda que seja uma condição benigna, a hipertrofia do Masseter pode apresentar desconforto funcional e estético, sendo necessária a intervenção com tratamento que pode variar entre cirúrgico e não-cirúrgico. Entre os procedimentos não cirúrgicos está a intervenção com toxina botulínica.

Harmonização orofacial

Já a harmonização orofacial é muito buscada por pacientes que se preocupam com aspectos que vão além dos funcionais e da saúde bucal e geral.

Beleza, rejuvenescimento, harmonia facial e bem-estar são alguns desses aspectos. E a toxina botulínica é muito utilizada nesse procedimento, assim como o ácido hialurônico.

Mas a harmonização orofacial não é um tratamento unicamente estético, pois ele busca o equilíbrio entre o estético e o funcional das estruturas orofaciais. Ou seja, ainda que o(a) paciente deseje realizar um tratamento estético, ele só pode ser realizado se não afetar o funcionamento adequado dos músculos e ossos da face.

Cirurgiões dentistas devidamente qualificados são capazes e responsáveis por orientar o melhor caminho para a harmonização entre o sorriso e o rosto do(a) paciente.

Entre os aspectos que se busca harmonizar estão a assimetria do rosto e do sorriso, o volume interdental, linhas de expressão (especialmente as que ficam próximas aos lábios), preenchimento labial, etc.

Mas esses são apenas alguns procedimentos que buscam harmonizar a face como um todo.

Toxina Botulínica em outros procedimentos

Os procedimentos citados anteriormente são apenas alguns dos que podem ser realizados com a aplicação de Botox®.

Há inúmeras outras patologias de ordem funcional e estética que podem ser tratadas com essa neurotoxina. Entre elas estão:

  • cefaleia tensional (dor de cabeça frequente causada pela contração dos músculos do pescoço);
  • apertamento dental;
  • bruxismo;
  • distonias oromandibulares;
  • paralisia facial;
  • disfunção da ATM (articulação temporomandibular);
  • preenchimento labial;
  • suavização de rugas, etc.

Além disso, a toxina botulínica pode ser utilizada como coadjuvante em tratamentos de ortodontia, implantodontia, prótese dental, periodontia, estomatologia, cirurgia bucomaxilo-facial, cirurgia ortognática, dor orofacial, etc.

Reações do Botox®

É importante ressaltar também que a aplicação de Botox® é um procedimento injetável e, por isso, pode apresentar algumas reações locais normais a esse tipo de procedimento. Entre elas estão:

  • dor;
  • inchaço (edema);
  • vermelhidão (eritema);
  • hematoma;
  • sensibilidade alterada;
  • ardor, etc.

Para ajudar a evitar ou suavizar esses sintomas, recomenda-se que o(a) paciente NÃO massageie a região e não se exponha ao sol e ambientes muito quentes. Além disso, a prática de atividades físicas só deve ser realizada após a liberação do cirurgião dentista.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre esse tema ou está buscando Botox® no Rio Tavares, ou em Florianópolis, entre em contato conosco pelo telefone (48)3307-3102 ou pelo nosso site

Dra. Daniela Garbin Neumann

CRO/SC 5990 - Cirurgiã-dentista formada há 24 anos pela UFPR, tem mestrado e doutorado em Odontologia pela UFSC, na área de saúde coletiva - com estágio na Universidade de Toronto, Canadá. Pela sua tese de doutorado, foi premiada no Prêmio Capes de Tese 2015, e recebeu menção honrosa na Academia Catarinense de Odontologia.⠀ ⠀

Leia também

Pediatria no Rio Tavares

Pediatria no Rio Tavares

Quem procura uma clínica de pediatria no Rio Tavares, no sul de Florianópolis, agora pode contar com a excelência...

read more