Home > Blog >

Qual é o segredo para um sorriso perfeito?

Qual é o segredo para um sorriso perfeito?

08/01/2021

A busca pelo sorriso perfeito está cada dia maior, principalmente com a popularidade dos procedimentos estéticos de famosos e celebridades ao redor do mundo.

O sorriso tem tanta importância na autoestima que foi constatado que 77% das pessoas sentem melhora na autoimagem após se submeterem a um procedimento estético na boca.

Dentes brancos, simétricos, sem manchas e alinhados são o sonho de muitas pessoas, que querem descobrir qual o segredo para atingir esses resultados.

A área responsável pela questão estética dos dentes é a odontologia estética, que utiliza os melhores métodos para chegar à perfeição em relação à questão estética e harmonia do sorriso.

Nesse artigo falaremos como o dentista pode ajudar na busca do sorriso perfeito e quais são os procedimentos mais realizados atualmente para isso! Vamos juntos!

O que é odontologia estética?

Também conhecida por dentística, a odontologia estética é uma área da odontologia que utiliza métodos comprovados para agregar beleza ao cuidar dos dentes, ajudando os pacientes a atingirem o sorriso perfeito.

Atualmente, existem 6.463 profissionais especializados em dentística no Brasil, e o número só aumenta.

Essa área atua tanto na parte estética como na restauradora, se preocupando em preservar ou devolver a integridade da estrutura e da funcionalidade para os dentes e o sorriso como um todo.

É papel deste profissional trabalhar para conseguir sorrisos mais harmônicos e belos, prezando também pela saúde deles.

Inclusive, os brasileiros são grandes adeptos aos procedimentos estéticos odontológicos, pois acreditam estar diretamente ligado à imagem e atratividade: 55% das pessoas acreditam serem mais atraentes depois de se submeterem a um procedimento de cunho estético nos dentes.

Procedimentos realizados para ter o sorriso perfeito

Já parou para pensar porque é cada vez mais fácil encontrar pessoas com os sorrisos brancos, alinhados e sem manchas? 

Muitas vezes é por causa dos procedimentos estéticos feitos pelos especialistas em dentística. 

Conheça os principais processos para se obter ou chegar mais próximo de ter um sorriso perfeito:

Faceta

As facetas dentárias são uma ótima opção para melhorar a forma e a cor dos dentes em um período curto de tempo.

Para aplicar essas pequenas facetas de porcelana, o realiza um desgaste mínimo na parte frontal dos dentes. 

Apesar de serem muito finas, elas são altamente resistentes e não sofrem alterações de cor ao longo do tempo!

As facetas são indicadas, portanto, para pessoas que queiram corrigir a tonalidade dos dentes nos casos em que o clareamento não apresenta bons resultados.

Elas são ótimas aliadas também para quem fez um tratamento de canal ou para aqueles que os dentes escureceram devido ao passar do tempo.

Coroa

A coroa dentária é o nome dado para a parte de cima dos dentes, que é a responsável pelo formato e a função deles. 

Os da frente, por exemplo, são mais afiados para cortar os alimentos, já os de trás são mais retos, para fazer a trituração.

Porém, devido às cáries, choques e desgastes, a coroa pode ser comprometida, afetando a estética e função dos dentes.

Para resolver a questão e reabilitar o sorriso, pode ser confeccionada uma coroa em resina ou porcelana.

Vale lembrar que esse tratamento é tanto funcional como estético! Pois ao revestir o dente, a coroa permite que ele retorne às suas funções mastigatórias com mais segurança.

O uso das coroas dentárias é uma prática mais antiga do que as facetas, porém atualmente passou por inovações, tanto de técnica como de materiais mais tecnológicos, trazendo mais resistência e estética.

Lente de contato dentária

Com aspecto e colocação muito semelhante a das facetas, as lentes de contato dentárias se diferem no quesito de precisarem de menor desgaste dos dentes para serem aplicadas.

Coladas de forma estratégica, as lentes de contato dental podem ser utilizadas para corrigir assimetrias, formato, manchas e fechar os famosos diastemas, que são os espaços entre os dentes.

Esse procedimento pode durar muitos anos, sendo considerado permanente, por isso, para ter o sorriso perfeito, é muito importante confiar no profissional correto!

Clareamento

Esse procedimento visa o clareamento de dentes amarelados e com manchas de diferentes naturezas.

O clareamento caracteriza-se pela aplicação de produtos à base de peróxido de hidrogênio nos dentes, que ao entrar em contato com eles, consegue quebrar as moléculas pigmentadas.

É assim que os dentes ficam mais claros, chegando a resultados bem satisfatórios.

Agora que você já está por dentro dos segredos do sorriso perfeito dos famosos e celebridades, não deixe de marcar sua consulta conosco para fazer uma avaliação completa dos seus dentes e saúde bucal.

Gostou desse conteúdo? Que tal continuar por dentro das nossas novidades? Siga a Redeplus no Instagram e curta nossa página no Facebook. Em nossas redes sociais você tem acesso a tudo sobre o mundo da odontologia estética e muito mais!

Dra. Daniela Garbin Neumann

CRO/SC 5990 - Cirurgiã-dentista formada há 24 anos pela UFPR, tem mestrado e doutorado em Odontologia pela UFSC, na área de saúde coletiva - com estágio na Universidade de Toronto, Canadá. Pela sua tese de doutorado, foi premiada no Prêmio Capes de Tese 2015, e recebeu menção honrosa na Academia Catarinense de Odontologia.⠀ ⠀

Leia também