Home > Blog >

Dente do siso: quando é preciso remover?

Dente do siso: quando é preciso remover?

08/12/2020

O dente do siso é o último da arcada permanente a nascer, sendo 2 na parte superior e 2 na inferior. Ele pode levar alguns anos para nascer e é possível que nem todos os 4 nasçam. Também chamado de “dente do juízo” ou terceiro molar, ele ganha esse nome por aparecer geralmente após os 18 anos.

Por ser o último dente a nascer, é muito comum que em algum momento da vida seja necessário extrair algum ou todos eles, pois nem sempre o indivíduo possuirá espaço na boca para mais quatro dentes. Muitas vezes, as pessoas descobrem a sua presença ao fazer uma radiografia panorâmica, pois antes de nascer ele já aparece em formação dentro do ossos maxilar e mandibular. Mas quando remover o dente do siso? Essa, e outras questões, iremos responder no artigo de hoje. Confira!

Tirar o dente do siso é obrigatório?

Algumas pessoas acreditam que seja obrigatório extrair o dente do siso, mas isso não é uma regra. Existem casos, inclusive, em que eles não apresentam nenhum problema e podem ser mantidos. É possível conviver com todos se houver espaço suficiente na boca para que sejam acomodados sem trazer dores, pressões ou prejuízos ao sorriso e à saúde bucal.

Porém, nos casos em que os terceiros molares são mantidos, é importante dar uma atenção grande para a limpeza, pois eles são de mais difícil alcance para realizar a escovação. Sem a higienização correta, podem virar um verdadeiro palco para a formação de cáries decorrentes do acúmulo de placa bacteriana.

Quando extrair esse dente?

Saber se é necessário ou não retirar o dente do siso é trabalho exclusivo do cirurgião-dentista. Por meio de radiografias, o especialista poderá detectar a necessidade de retirar esses dentes. Geralmente, a indicação para extração se dá quando não existe espaço suficiente para manter 4 dentes novos na boca, e também quando começam a desalinhar os outros dentes, gerando alterações no sorriso e na mordida.

Sintomas como dor na mandíbula, inflamações na gengiva, inchaço na boca e febre são fortes indicativos de que é preciso avaliação odontológica para verificar a necessidade de retirar esses dentes. Caso haja necessidade de retirar os dentes do siso, o ideal é que isso seja feito na adolescência ou no começo da fase adulta. Isso porque as suas raízes não estão completamente formadas neste período, facilitando a remoção.

Sendo assim, será mais fácil extraí-los e o pós-operatório será mais rápido e tranquilo.

Como funciona a extração do dente do siso?

A extração do dente do siso assusta algumas pessoas, mas não é preciso ter medo. No entanto, para que todo o processo seja tranquilo, é fundamental que seja feita em um consultório com todo aporte para a cirurgia e por um profissional experiente. O procedimento é feito sob anestesia local e o paciente não sente nenhuma dor durante a cirurgia. Após a retirada, o dentista fará algumas recomendações para o paciente.

Recuperação da cirurgia

Após a cirurgia de extração dos dentes do siso, pode ser indicada alguma medicação para dor, sempre com a prescrição do dentista. Outras recomendações como não se alimentar por 2 a 4 horas, evitar alimentos quentes e repouso por 24 horas podem ser necessárias. A recuperação completa pode demorar até 1 semana, mas esse período varia de acordo com o número de dentes retirados ou da complexidade do procedimento.

Cuidados

Para evitar os riscos da cirurgia e ter uma recuperação curta e tranquila, é preciso ter alguns cuidados. Além de se manter em repouso e fazer compressas de gelo na área, é recomendado que o paciente coma lentamente e opte por pratos ricos em proteínas, como o ovo cozido e frango desfiado. Esses alimentos possuem nutrientes específicos que facilitam a cicatrização.

Riscos

Como todo procedimento invasivo, a retirada do dente do siso pode ter alguns riscos. Entre as complicações mais comuns depois da cirurgia estão: dor, sangramentos, inchaço e sensibilidade. No entanto, até certo nível esses sintomas são aceitáveis. Se o paciente apresentar febre, muito cansaço ou a dor for insuportável, é preciso procurar ajuda. De modo geral, as complicações e riscos da retirada do terceiro molar são raras e caso ocorram, podem ser facilmente tratadas.

Agora que você já sabe mais sobre o dente do siso e quando removê-lo, por que não aproveita para saber como está a sua saúde bucal em uma clínica odontológica? Por meio de exames rápidos e simples é possível visualizar se os dentes estão nascendo, se já nasceram e se precisam ser retirados, por exemplo.

Que tal conhecer nosso espaço? Agende uma consulta com um de nossos profissionais.

Gustavo Neumann

CRO/SC 6132 - Dentista Especialista em Endodontia (ABO/SC)

Leia também