5 problemas causados por dentes tortos

05/09/2020

É muito comum pensar que o alinhamento dental contribui apenas com a estética do sorriso, mas a realidade é que isso vai muito além. Ter dentes tortos influencia também na saúde do nosso corpo e, até mesmo, na postura física.

Para entender como isso acontece, hoje explicamos alguns problemas de saúde que podem ser ocasionados pelo desalinhamento dental. Acompanhe a leitura e saiba como se prevenir!

Efeitos dos dentes tortos na saúde

A primeira coisa que os(as) pacientes precisam entender é que os “dentes tortos” não se referem apenas aos problemas que identificamos visivelmente. Há outros  tipos de desalinhamento dental também muito comuns. Vejamos alguns:

Apinhamento

Ocorre geralmente quando há uma discrepância entre tamanho da arcada dentária e tamanho dos dentes; por exemplo, pessoas com dentes grandes e ossos/ maxilar/mandibular pequenos.  Os dentes acabam se entortando por falta de espaço. É o que, geralmente, as pessoas veem como dentes tortos.

Mordida cruzada

A mordida cruzada ocorre quando a arcada dentária inferior ou mesmo alguns dentes se encaixam por fora da arcada superior, quando o correto seria o contrário.  Esta situação causa todo um desequilíbrio na mordida, podendo provocar dores, desgastes dentais e afetar a estética.

Mordida aberta

Neste caso, os dentes posteriores (de trás) se encostam, mas os anteriores (da frente) não. Situação muito comum em crianças que têm ou tiveram hábito de utilizar chupeta, mamadeira e/ou chupar o dedo.

Desvio de linha mediana

Ocorre quando o meio da arcada superior e/ou inferior não coincide com o centro da face, causando assimetria facial.

Esses são apenas alguns tipos de desalinhamento dental, mas geralmente se pensa que resolver esses problemas é uma questão apenas de estética. E isso é um equívoco!

Um estudo publicado no Facit Business and Technology Journal, este ano, relata que esses desalinhamentos desencadeiam alguns problemas de saúde que variam de bruxismo, dores de cabeça, zumbido e dor de ouvido e, até mesmo, dores na coluna.

O corpo humano é um grande mecanismo onde suas partes não funcionam isoladamente. As musculaturas da cabeça, da face, do pescoço e da coluna estão interligadas e, por isso, se uma delas apresenta alguma anomalia, todas podem sofrer algum efeito.

A Articulação Temporomandibular (ATM), por exemplo, é uma das articulações mais complexas do corpo humano e é responsável pelo encaixe da mandíbula com o resto dos ossos do crânio. Uma disfunção da ATM (a DTM) pode ocasionar problemas como tonturas, vertigens, desgaste dental excessivo, dores e zumbido no ouvido, dores de cabeça, etc.

Além desses problemas, uma disfunção da ATM acaba se estendendo por toda a coluna, e as dores que os pacientes costumam sentir podem estar relacionadas à má-postura física causada por essa disfunção.

E as causas mais comuns dessa disfunção são a mordida incorreta (como os exemplos que demos anteriormente), a falta de dentes, o aperto ou ranger dos dentes (durante o dia ou noite) e próteses mal-adaptadas ou gastas.

Além desses problemas causados na saúde em geral, os dentes tortos ainda podem intensificar alguns problemas bucais.

Cáries, gengivite, placa, etc.

É normal que o desalinhamento dos dentes dificulte a higienização bucal e que, por isso, haja um maior risco do desenvolvimento dessas patologias. Alguns níveis de apinhamento (quando os dentes se sobrepõem) não permitem uma limpeza completa e dificultam, até mesmo, o uso do fio dental.

Muitas vezes, o(a) paciente tem a rotina adequada de cuidados diários, mas não percebem que os dentes tortos não permitem uma limpeza eficiente. E, por isso, acabam desenvolvendo patologias bucais que não deveriam ter.

E a falta de tratamento adequado dessas patologias pode desenvolver vários outros distúrbios relacionados à saúde geral como, por exemplo, cardiopatias, problemas na gravidez e doença periodontal, para citar apenas alguns.

Tratamento para dentes tortos

Os problemas ocasionados por dentes tortos podem surgir desde a infância, portanto é importante o(a) paciente, ou a família, busque o tratamento adequado.

Ao identificar esses sinais é importante perceber se o(a) paciente tem dentes tortos e, se for esse o caso, consultar um ortodontista para descobrir se isso pode ser a causa.

Se for o caso de um tratamento ortodôntico, são várias as opções de aparelhos que podem ser utilizados no tratamento. Eles variam desde os metálicos mais comuns aos alinhadores invisíveis, que promovem um tratamento mais rápido e avançado.

Mas vale ressaltar que só um profissional qualificado deve identificar as possíveis causas e o tratamento mais adequado, que pode variar de acordo com cada caso e necessidades do(a) paciente.

Quer saber mais sobre a relação da sua saúde bucal com a sua saúde geral?

Então siga a Redeplus no Facebook e no Instagram para acompanhar todas as nossas dicas!Mas se você mora no Sul da Ilha, em Florianópolis, e se identificou com os problemas listados, não perde tempo: agende sua consulta na Redeplus.

Camila Gaspari Locatelli