Home > Blog >

Cuidados com a saúde bucal na terceira idade

Cuidados com a saúde bucal na terceira idade

22/12/2020

Os cuidados diários com a saúde bucal na terceira idade são fundamentais para garantir a qualidade de vida e evitar outras doenças. Durante o envelhecimento do corpo, muitas coisas mudam e é comum haver mais problemas, até mesmo na boca. Através de cuidados é possível prevenir outras doenças mais sérias e combater condições comuns como a perda de dentes, que pode ser corrigida através do implante dentário.

Para auxiliar você nessa jornada, criamos um artigo bem detalhado falando as melhores práticas que devem ser implementadas na sua rotina.

Continue lendo e saiba mais sobre a saúde bucal na terceira idade!

A importância da saúde bucal na terceira idade

De acordo com o IBGE, até 2060 a população brasileira terá mais idosos do que jovens. O instituto prevê que, em 2060, 32% de todos os brasileiros terão mais de 60 anos. Esse dado nos mostra a importância de haver mais informações sobre a importância da saúde bucal na terceira idade.

Os idosos, de acordo com o Conselho Federal de Odontologia, são acometidos por diversos problemas bucais, como:

  • boca seca, chamada também de xerostomia;
  • cáries;
  • problemas em próteses e pontes;
  • doenças nas gengivas;
  • lesões da mucosa bucal, como leucoplasias e candidíases;
  • câncer bucal;
  • hipersensibilidade.

Esses problemas são completamente normais e são causados pelas mudanças naturais que ocorrem no corpo ao envelhecer. Mas através de cuidados diários e do acompanhamento profissional, é possível retardar essas mudanças e promover uma boa saúde bucal. Para isso, essa população precisa receber todas as orientações necessárias para saber como prevenir esses problemas e como tratá-los. Vale ainda ressaltar que os cuidados com a boca e os dentes podem prevenir outras doenças. Inclusive o CFO já lançou uma nota que aponta a importância da higiene dessa região para o combate da COVID-19. Além disso, também pode impedir o aparecimento de outras doenças, como a endocardite bacteriana, que pode levar a óbito.

É importante ainda entender que todos esses cuidados têm relação direta com a autoestima e com a capacidade de se alimentar, trazendo mais qualidade de vida para os idosos.

Quais são os principais cuidados com a saúde bucal na terceira idade?

Confira as melhores práticas para promover saúde bucal na terceira idade!

Escovação diária

Segundo o Núcleo de Telessaúde Rio Grande do Sul, o idoso deve fazer as escovações normalmente após as refeições. É recomendado o uso de creme dental com flúor e o uso diário do fio dental. Caso necessário, é preciso que os familiares ou cuidadores auxiliem no processo de higienização dos dentes.

Higiene da prótese dentária

O último estudo epidemiológico nacional, também conhecido como SB Brasil, realizado pelo Ministério da Saúde em 2010, aponta que apenas 16,5% dos idosos entre 65 e 74 anos da região Sul não utilizam algum tipo de prótese dentária superior. Além disso, 65,3% dos idosos da faixa etária citada são usuários de prótese total.

Dessa forma, fica evidente a importância da sua higienização correta para a promoção da saúde bucal na terceira idade. É indicado pelo Ministério da Saúde a limpeza com a peça fora da boca, com uma escova macia que deve ser utilizada apenas para esse fim. Deve-se utilizar água e sabão neutro, assim como uma pasta específica, respeitando suas propriedades para trazer mais durabilidade para ela.

Visita periódica ao dentista

Assim como abordado anteriormente, existem muitas mudanças na saúde bucal na terceira idade. Alguns devem ser avaliados com os médicos da família, como a boca seca, que normalmente está relacionada com o uso de medicamentos. Já outros, como cáries, perda dental, problemas na prótese e doenças nas gengivas, exigem o acompanhamento de um dentista.

É muito comum que os atendimentos bucais de idosos envolvam os procedimentos:

  • substituição de dentes perdidos através de pontes;
  • criação e manutenção de próteses dentárias;
  • implantes dentais;
  • cuidados gerais, como tratamento de canal e limpeza dental.

Mas é importante ressaltar que não é preciso esperar ter dores e desconfortos para visitar o profissional!

Através de consultas periódicas, ele conseguirá fazer a manutenção da saúde bucal na terceira idade e ainda dará dicas exclusivas para ter mais qualidade de vida. O dentista poderá auxiliar em todos os processos citados acima, ensinando a melhor forma de escovar os dentes para evitar retração gengival, tratando outras condições e instruindo a melhor maneira de cuidar da boca e dos dentes.

Lembre-se que o melhor caminho é a prevenção! Tenha cuidados diários e diminua os problemas que podem aparecer ao longo dos anos.

Se você quer mais dicas para cuidar dos seus dentes e da sua saúde, nos siga no Instagram e no Facebook!

Dra. Daniela Garbin Neumann

CRO/SC 5990 - Cirurgiã-dentista formada há 24 anos pela UFPR, tem mestrado e doutorado em Odontologia pela UFSC, na área de saúde coletiva - com estágio na Universidade de Toronto, Canadá. Pela sua tese de doutorado, foi premiada no Prêmio Capes de Tese 2015, e recebeu menção honrosa na Academia Catarinense de Odontologia.⠀ ⠀

Leia também