O aparelho ortodôntico já teve seu uso associado a crianças e adolescentes, mas com o desenvolvimento do aparelho fixo estético cada vez mais adultos buscam o tratamento.
O aparelho fixo estético é buscado principalmente por pessoas que precisam de discrição no ambiente de trabalho. Mas há também aquelas que prezam por chamar a mínima atenção ao tratamento, pois se preocupam com a estética do seu sorriso.
Todas as preocupações são válidas. Ainda que a intenção do tratamento seja corrigir as más-oclusões para harmonizar o sorriso e devolver função aos dentes, é normal que quem busca por ele se preocupe com esses fatores durante todo o processo.
Por isso, o aparelho fixo estético é uma ótima opção para quem busca unir boa estética com resultado no tratamento ortodôntico.
Acompanhe a leitura para saber os tipos de aparelho fixo estético, suas vantagens e desvantagens!
Como funciona o aparelho fixo estético
Os aparelhos fixos estéticos funcionam da mesma forma que o aparelho fixo metálico. Eles utilizam bandas, bráquetes, fios e borrachinhas para “puxar” os dentes lentamente até a posição e ângulo adequados.
Esse processo acontece de forma lenta e gradual e costuma levar entre 12 e 24 meses para ser concluído. Mas esse tempo pode variar de acordo com cada caso.
Há aqueles em que as más-oclusões do(a) paciente não são tão graves que podem ser corrigidas em menos tempo; em contrapartida, muitas más-oclusões graves acabam precisando de mais tempo para a correção.
Outro fator que pode fazer o tratamento demorar mais é a falta de comprometimento do(a) paciente com as manutenções. Ao fazer uma manutenção, o(a) ortodontista ajusta o aparelho para fazer as movimentações necessárias até a próxima sessão.
Quando o(a) paciente não se compromete em comparecer a todas as sessões, pode ocorrer uma movimentação exagerada dos dentes, pois o(a) ortodontista não pôde reajustar o aparelho para as próximas movimentações.
Se o(a) paciente falta às manutenções e permite que a movimentação aconteça além do planejado, é necessário corrigir também esse excesso.
Por isso, recomenda-se nunca faltar a uma sessão de manutenção ou, caso isso seja necessário, reagendá-la para o mais breve possível.
Tipos de aparelho fixo estético
Entre os tipos de aparelho fixo estético temos aqueles de policarbonato, porcelana e safira.
Ainda que esses sejam as melhores opções para quem tem uma preocupação com a estética, o aparelho fixo autoligado já se apresenta como uma opção mais interessante do que o aparelho fixo metálico convencional.
Aparelho fixo autoligado
Este modelo é muito semelhante ao aparelho convencional, mas conta com duas diferenças que o colocam entre as opções estéticas.
A primeira diferença é o tamanho do bráquete que, neste modelo, é menor – o que, por si só, já é suficiente para chamar menos atenção. A segunda diferença é o que realmente dá destaque a este aparelho: a não necessidade de utilizar borrachinhas.
O bráquete deste aparelho tem uma espécie de “tampinha” que segura o fio metálico. Assim, deixa-se de utilizar aquelas borrachinhas coloridas que chamam tanto a atenção.
Além disso, a tampa do bráquete pode ser confeccionada em cerâmica, aproximando-se assim à cor natural dos dentes.
Este modelo costuma ter um valor mais elevado em relação ao modelo metálico convencional, mas isso varia de acordo com o caso específico do(a) paciente e tempo de tratamento.
Aparelho fixo estético de policarbonato
Entre as opções estéticas, este é o modelo que geralmente tem o menor valor.
Por ser confeccionado em policarbonato, o bráquete tem uma cor leitosa e opaca, aproximando-se assim da cor dos dentes. As borrachinhas que seguram o fio metálico aos bráquetes são transparentes neste modelo.
Entretanto, o fumo ou o alto consumo de alimentos superpigmentados como café, vinhos, refrigerante e comidas com corantes pode acabar manchando tanto os bráquetes quanto as borrachinhas.
Aparelho fixo estético de porcelana
Este modelo de aparelho funciona como o autoligado de metal. O bráquete possui uma tampinha que segura o fio metálico e não é necessário utilizar borrachinhas.
A cor esbranquiçada dos bráquetes ajuda a torná-los quase imperceptíveis, principalmente a uma distância considerável. Este modelo ainda é tão resistente quanto o aparelho metálico convencional e pode ser utilizado em todos os graus de má-oclusão.
Para tornar este modelo ainda mais discreto, é possível recobrir o fio metálico com teflon. Isso deixa o fio com a mesma coloração dos dentes e dos bráquetes. Ou seja, mesmo de perto se dificulta o reconhecimento do uso do aparelho.
Ainda que este modelo tenha um valor mais elevado em relação aos anteriores, ele não alcança o valor do modelo de safira.
Aparelho fixo estético de safira
Entre os tipos de aparelhos fixos estéticos, o modelo de safira é o mais avançado.
Ele conta com bráquetes menores em relação ao modelo de porcelana e, por ser confeccionado em safira, é translúcido. Isso permite que os bráquetes se adequem a qualquer coloração dental.
O material deste modelo também é mais resistente e oferece mais segurança no dia a dia do(a) paciente, além de não manchar com o tempo.
Por fim, esse modelo ainda oferece dois tipos de bráquetes: os convencionais que utilizam borrachinhas transparentes para segurar o fio e o autoligado que segura o fio sem borrachinhas.
Isso torna esse modelo uma das melhores opções de aparelho fixo estético, pois mesmo de perto é muito difícil perceber a presença dos bráquetes. Seu valor mais elevado é compensado pelos seus benefícios estéticos e tecnologias envolvidas em sua confecção.
Se você está preocupado(a) com a estética do seu sorriso e está procurando por aparelho fixo estético em Florianópolis, conte com a Redeplus!
Nós temos profissionais qualificados que podem te ajudar a entender qual o melhor para o seu caso e como realizar o seu tratamento da forma mais harmoniosa e rápida possível.
Para receber um orçamento, agende uma avaliação através do WhatsApp ou pelo nosso site.