Home > Blog >

Alinhadores invisíveis permitem corrigir dentes tortos mais rápido

Alinhadores invisíveis permitem corrigir dentes tortos mais rápido

30/07/2020

Os alinhadores invisíveis revolucionaram o tratamento ortodôntico. Hoje, eles são buscados por cada vez mais pessoas que querem corrigir os dentes desalinhados, sem ter que desistir da estética.

Mesma não sendo a única opção para tratar dentes tortos, os alinhadores invisíveis entregam um resultado mais rápido e com benefícios estéticos ao paciente. Por isso, podem ser vistos como a melhor opção para muitas pessoas.

Hoje, explicamos como eles corrigem dentes tortos mais rápido e o que você precisa saber antes de buscar o tratamento.

Acompanhe a leitura e saiba como conquistar um sorriso novo em pouco tempo!

Tratamentos para dentes tortos

Antes de tudo é importante saber que existem diferentes causas para o desalinhamento dentário e que sua identificação é necessária para propor o tratamento mais adequado. As causas mais comuns dos dentes tortos são:

  • a mordida cruzada;
  • o apinhamento;
  • o prognatismo;
  • a mordida aberta e
  • a sobremordida

O alinhamento de dentes tortos pode ser feito de algumas formas – desde tratamento com aparelhos móveis e/ou  fixos até as facetas de porcelana. Vejamos como funciona cada um: 

Tratamento convencional

O tratamento convencional é feito através dos famosos aparelhos ortodônticos metálicos que usam bráquetes e fios metálicos para a aplicação de força e movimentação dos dentes. Geralmente, estima-se que a duração desse tratamento seja de 24 a 30 meses, mas variáveis podem fazer esse tempo ser menor ou maior. 

Recontorno estético

O Recontorno estético é um procedimento no qual os dentes podem ser corrigidos em características como contorno, cor, posição e formato. Isso é feito através da remodelagem dos dentes com resina ou porcelana.

O tratamento é mais comum para adultos, pois esses pacientes têm o desenvolvimento dental totalmente concluído. No entanto, ele é indicado para aqueles pacientes que têm dentes disformes, mas não a ponto de necessitar de intervenção ortodôntica. O tratamento neste caso é mais estético do que funcional.

Facetas de porcelana

As famosas “lentes de contato” são lâminas de porcelana com espessura entre 0,3mm a 0,5mm. Além de terem alta resistência a choques, elas não sofrem alteração de cor e são usadas para simular o esmalte dental.

Esse tratamento é considerado o menos invasivo e indicado para pacientes com pequenas diastemas (aberturas entre os dentes), dentes lascados, desgastados e amarelados, por exemplo. Assim como o recontorno estético, esse tratamento tem função muito mais estética, pois mesmo corrigindo leves desalinhamentos, não é recomendado para pacientes que precisam melhorar funções bucais como o desempenho mastigatório através do alinhamento adequado.

Alinhadores invisíveis

Os alinhadores invisíveis podem ser a melhor opção para quem precisa realizar o alinhamento dentário, mas não quer “abrir mão” da estética.

Assim como o tratamento convencional, este tratamento tem impacto positivo na saúde dos pacientes, pois, além de preservar o aspecto estético durante todo o tratamento, ele promove o alinhamento necessário para melhorar o desempenho mastigatório do(a) paciente. Outros benefícios desses tratamentos que promovem o alinhamento dos dentes recaem sobre a melhora da respiração, de dores de cabeça, de disfunções da fala e de higiene bucal.

O sistema Invisalign® foi um dos pioneiros a desenvolver o tratamento com alinhadores transparentes, no entanto, temos no Brasil outros sistemas também confiáveis e com ótimo custo-benefício, como o OrthoAligner®. 

Como é o tratamento com alinhadores invisíveis

Um estudo publicado pela Universidade de Caxias do Sul, em 2019, demonstrou que os alinhadores invisíveis podem evitar: 

  • problemas de mordida pré-existentes piorem; 
  • corrigir maloclusões (dentes tortos) leves e moderadas e 
  • melhorar a aparência do sorriso de uma criança com os dentes em desenvolvimento.

Além disso, o estudo conclui que o tratamento é excelente para pacientes que já tiveram doença periodontal ou difícil controle de placa, já que o tratamento convencional exige um cuidado redobrado no momento da higienização bucal.

Confira algumas vantagens no tratamento com os alinhadores invisíveis:

Prognóstico

Antes mesmo do início do tratamento já é possível visualizar o possível resultado final se o tratamento ocorrer como planejado através de um mapeamento computadorizado.

Precisão e personalização

O(a) ortodontista não tem que prever mês a mês como o tratamento vai se desenvolver. O Software de mapeamento bucal simula todos os resultados durante o tratamento e as moldeiras são personalizadas para cada estágio, se moldando a cada detalhe do sorriso.

Discrição

Este tipo de alinhador é praticamente invisível e não atrapalha as funções básicas como fala e respiração. Pessoas que costumam falar em público podem usar esses alinhadores sem que eles sejam percebidos.

Higienização

Por serem removíveis, a higienização bucal é a mesma de pacientes que não fazem uso de alinhadores ortodônticos.

Tempo de tratamento

O tempo de tratamento com os alinhadores invisíveis pode ser até 50% mais rápido em relação ao tratamento convencional, mas isso pode variar de acordo com as necessidades de cada paciente.

O sucesso depende do comprometimento

No tratamento convencional, o(a) paciente precisa seguir todas as orientações do(a) ortodontista se quiser que o tratamento atinja os resultados e tempo esperados. No tratamento com alinhadores invisíveis não é diferente.

Corrigir dentes tortos rápido é possível se o(a) paciente se compromete com o tratamento. E no caso dos alinhadores invisíveis, o comprometimento necessário está em fazer uso das moldeiras por pelo menos 20h diárias. A recomendação é que elas sejam retiradas apenas no momento das refeições e higienização. No caso de eventos, os pacientes podem retirar as moldeiras caso queiram se sentir mais à vontade, mas sem esquecer de voltar a usá-las assim que possível.

Quer receber mais dicas e informações sobre saúde bucal e correção de dentes tortos?

Então assine a nossa newsletter, ao final da página, e receba nossas informações em primeira mão na sua caixa de entrada!

Guilherme Pletsch

Leia também