A cárie de mamadeira pode parecer inofensiva e transitória, mas, a longo e curto prazo, afeta seriamente a saúde bucal dos bebês. Como consequência, durante a fase adulta, pode ocorrer perda de dentes, problemas na fala, alteração na mastigação e dentes permanentes tortos ou danificados. Por isso, atentar-se à saúde bucal das crianças é fundamental!
Para ajudar, separamos as principais informações sobre o assunto: o que é a cárie de mamadeira, quais as causas, como prevenir e tratar. E para você de Florianópolis, orientamos sobre quem procurar caso o seu filho apresente algum sintoma da doença. Siga com a gente!
O que é a cárie de mamadeira?
A cárie de mamadeira é uma infecção bucal que atinge os bebês em aleitamento e introdução alimentar. É causada pela proliferação de bactérias que encontram um ambiente favorável para se desenvolver quando há uma má higiene bucal e o consumo elevado de líquidos com alto teor de açúcar.
Os principais sintomas são manchas marrons ou pretas nos dentes, febre, inchaço ou sangramento na gengiva e mau hálito. Ao contrário do que se imagina, a ausência de dentes não impede a doença. Os microrganismos podem permanecer na boca e afetar os futuros dentinhos de leite, causando um atraso no desenvolvimento deles.
O que leva ao surgimento da cárie em bebês?
Como já foi dito, a presença de açúcares na boca e a falta de higiene bucal são as principais fontes da cárie de mamadeira. As bactérias começam a produzir ácidos assim que esse composto entra em contato com o ambiente bucal da criança. Isso corrói os esmaltes dos dentes, e abre uma porta para infecções em áreas mais internas. Algumas práticas facilitam esse processo, como:
- Permitir que o bebê durma com mamadeira ou no peito: a noite é o melhor horário para as bactérias proliferarem, pois diminui a produção da saliva, a defesa natural da boca;
- Amamentação prolongada: até mesmo no leite materno ou no de fórmulas há açúcar! Deixar a criança em contato com esses líquidos por muito tempo faz com que a substância permaneça no dente.
Como prevenir a cárie de mamadeira?
A principal forma de prevenção da cárie de bebê é o acompanhamento constante de um odontopediatra para evitar e diagnosticar esse e outros eventuais problemas. Além disso, é muito importante o cuidado em casa. Alguns hábitos simples podem garantir a saúde bucal do seu pequeno!
1. Evite o contato prolongado com açúcar
Como dissemos há pouco, uma das principais causas da cárie é o contato longo com os açúcares, principalmente durante a noite. Por isso, não deixe o bebê dormir com mamadeira, e nem usar chupeta com mel ou outros líquidos adoçados.
Quando os bebês dormem com mamadeiras ou no peito, o restante do leite continua na boca, o que favorece o desenvolvimento de bactérias que dão origem às cáries e a outras infecções bucais. O uso da chupeta com substâncias doces amplia o tempo de contato da região bucal do bebê com os açúcares, o que aumenta as chances de contrair a doença.
💡 Os leites não são os únicos vilões!Os sucos naturais também apresentam açúcares, e sempre que esses hábitos persistirem, a cárie continuará sendo uma ameaça. |
2. Evite doces
O cuidado durante o dia também é essencial! Quando acordado, a produção de saliva é maior, porém, se o neném consome doces constantemente ao longo do dia, o açúcar sempre estará presente, causando da mesma forma, a infecção. Por isso, procure evitar o consumo, em excesso, de fontes de açúcar.
Sempre que a criança consumir, é muito importante que seja feita uma higienização bucal adequada para retirar o excesso de doce na boca. Sabemos que com o passar do tempo, fica difícil manter o pequeno longe das guloseimas. Então, sempre esteja atento a quantidade que seu filho consome.
3. Incentive o uso de copos
Pode parecer estranho, mas a mudança de recipiente ajuda muito na prevenção da cárie de bebê. A partir de 1 ano, a criança já pode começar a ingerir líquidos com copo, o que é um ótimo hábito! Além de melhorar as habilidades motoras da criança, evita que ela durma com a mamadeira. Por isso, diminui as chances de desenvolvimento da cárie.
Mas os cuidados não param por aí! Normalmente, nessa idade, é comum que a criança comece a introduzir novos alimentos nas refeições, incluindo aqueles com grande quantidade de glicose. Por isso, o próximo cuidado que vamos mostrar é mais do que necessário!
4. Faça a higienização bucal do bebê
É inevitável a ingestão de açúcares ao longo do desenvolvimento do bebê. Por isso, o ideal é sempre se atentar na limpeza bucal da criança. Sem esse hábito, torna-se impossível evitar a cárie de mamadeira.
O ideal é sempre higienizar após cada refeição. Se os dentinhos de leite já nasceram, use fio dental e uma escova macia indicada pelo odontopediatra. Se não, limpe a gengiva, a língua, as bochechas e o céu da boca do bebê com uma gaze ou com um pano úmido por pelo menos duas vezes ao dia.
Como a cárie de mamadeira é tratada?
Isso irá depender da idade do bebê e do grau da infecção. Quando a criança apresenta um estágio leve da cárie, o tratamento costuma ser feito com a aplicação de flúor ou uma restauração para restabelecer a saúde dos dentes e evitar a expansão da lesão.
Em estágio avançado, o tratamento é mais severo e geralmente é necessário fazer um canal. Para casos irreversíveis, é necessário a extração dos dentes danificados. Essa última saída é muito extrema! Por isso, procure um dentista assim que os sintomas forem aparentes.
Veja também: Guia de cuidado com a saúde bucal infantil: tudo o que você precisa saber
Existe idade certa para levar uma criança ao dentista?
Existe uma frase que resume esta resposta: primeiro ano, primeiro dente, primeira consulta!
Ou seja, a saúde bucal deve ser monitorada desde cedo, assim que começam a surgir os primeiros dentes de leite, por volta dos seis meses de idade. É muito importante tirar todas as dúvidas e aprender a higienizar corretamente. Os dentes de leite são tão importantes quanto os permanentes.
O acompanhamento de um profissional nessa idade é fundamental para acostumar a criança desde cedo. Além disso, na consulta, os pais são orientados a melhorar diversos hábitos da criança. Isso inclui o uso correto da chupeta ou mamadeira e a correção de práticas não favoráveis ao desenvolvimento dentário do bebê, como chupar o dedo.
Se você percebeu alguma alteração na dentição do seu pequeno, não deixe de procurar ajuda. Em Florianópolis, pode contar com o atendimento especializado dos profissionais da Redeplus Odontologia. Temos toda a estrutura para receber e tratar toda a sua família. Basta fazer o agendamento em nosso site ou falar com a nossa equipe de atendimento. Esperamos por você!