A falta de um ou mais dentes pode provocar experiências desconfortáveis para algumas pessoas. Quem nunca ouviu dizer que o sorriso é nosso cartão de visitas? Para que a perda de dentes não interfira em nossas relações pessoais e até profissionais, uma solução é escolher um dos tipos de próteses dentárias removíveis e resgatar o sorriso completo.
Com a evolução nos tratamentos, ficou mais comum recorrer às próteses dentárias para garantir não apenas a qualidade estética, mas a recuperação de funções, como a fala e a mastigação. Por isso, hoje vamos falar sobre a prótese dentária removível, seus tipos, vantagens e tudo o que é preciso saber para fazer a melhor escolha. Boa leitura!
Uso das próteses dentárias no Brasil
Segundo uma pesquisa feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 11% da população brasileira maior de 18 anos já perdeu todos os dentes. Em Florianópolis, essa realidade atinge 6,1% da população. Se considerarmos as pessoas que perderam pelo menos 13 dentes, o índice chega a 15,6% dos habitantes da cidade.
Por outro lado, também cresce o número de pessoas que buscam, no uso da prótese dentária, a solução para esse problema. De acordo com a ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios), cerca de 2,4 milhões de próteses dentárias são colocadas por ano no Brasil. Em Florianópolis, quase 30% da população possui algum tipo de prótese dentária, segundo o IBGE. Ou seja, não é preciso ter vergonha de recorrer a esse tratamento.
Há diferença entre próteses dentárias removíveis e implante?
A prótese dentária é um aparelho usado para substituir os dentes faltantes. Indicada para pessoas que perderam um ou mais dentes, ela pode ser fixa ou removível. De maneira geral, podemos dizer que ela simula a aparência dos dentes naturais e proporcionam — quando falamos em próteses modernas — conforto no uso diário.
Já os implantes dentários são diferentes. Tratam-se de estruturas metálicas fixadas no osso (pode ser o maxilar, mandibular ou zigomático, de acordo com o caso) que substituem as raízes dos dentes e recebem uma prótese para simular o dente natural.
Para saber mais: 5 tipos de implantes dentários e como escolher o melhor para você
Quais os tipos de próteses dentárias removíveis?
Apesar de cumprirem basicamente a mesma função, cada tipo de prótese dentária removível possui características particulares e é mais indicada para determinadas condições. Por isso, a seguir apresentamos os principais tipos:
Prótese total convencional (dentadura)
Todos conhecemos alguém que usa, ou já usou, a famosa dentadura. Esse tipo tão comum de prótese é geralmente utilizado por pacientes que perderam todos os dentes de uma arcada dentária. Já para quem não perdeu todos os dentes, é necessário que os remanescentes sejam extraídos. Assim, após a cicatrização completa dos tecidos, é possível utilizar a prótese.
Vantagens: além do custo mais baixo, ela é encaixada sem necessidade de cirurgia. Outro ponto positivo é a rápida adaptação.
Desvantagens: se for necessário fazer alguma extração dentária, é preciso ficar sem os dentes durante todo o período de cicatrização, o que pode levar vários meses. Outra desvantagem é que esse tipo de prótese dentária removível tem, em média, apenas 20% de eficiência mastigatória se comparada aos dentes naturais.
💡 Após a colocação da prótese, não se recomenda que o paciente durma com ela. Isso porque a diminuição da salivação durante o sono pode levar ao surgimento e proliferação de fungos e bactérias. É aconselhável manter a prótese em um copo com água neste intervalo. |
Prótese total imediata
Esta prótese dentária funciona como uma dentadura convencional. A diferença é que, após a extração dos dentes remanescentes, o paciente já recebe a prótese para uso. Para isso ser possível, o dentista tira todas as medidas e faz as moldagens do osso maxilar ou mandibular em consultas prévias.
Vantagens: o grande aspecto positivo desta técnica é uma estética mais agradável, já que não há o período sem dentes. Além disso, a eficiência mastigatória costuma ser maior que na prótese convencional.
Desvantagens: após alguns meses, a prótese precisa ser reajustada. Isso acontece porque os ossos que a suportam sofrem alterações durante o processo de cicatrização. Desta forma, com o tempo, ela perde parte da estabilidade.
Prótese parcial removível (ponte móvel)
Este tipo de prótese dentária removível é indicado àqueles pacientes que perderam apenas alguns dentes e não podem fazer um implante dentário. Ele é uma boa opção também para quem deseja manter os dentes remanescentes.
A ponte pode ser removida no dia a dia, pois fica presa nos dentes naturais por meio de uma estrutura metálica — ou plástica, de acordo com a escolha profissional.
Vantagens: a eficiência mastigatória deste tipo de prótese dentária removível é superior a de uma dentadura convencional. Além disso, seu valor é inferior ao de uma prótese fixa.
Desvantagens: em alguns casos, a estrutura da prótese, seja ela metálica ou plástica, pode ficar aparente e prejudicar a estética do sorriso.
Prótese dentária flexível
Esta é a grande novidade entre as próteses dentárias removíveis. Confeccionada com Flexite, uma resina flexível, ela possui uma cor mais próxima à natural da gengiva. Com isso, consegue devolver a harmonia do sorriso, à medida que elimina a estrutura metálica.
Vantagens: o grande diferencial desta opção é o fato de proporcionar um sorriso mais bonito. Ela também pode ser usada como prótese removível temporária durante o tratamento de colocação de implantes dentários.
Desvantagens: apresenta durabilidade e resistência menores, e tem estrutura interna mais espessa que os modelos convencionais. Além disso, promove menos estabilidade e eficiência mastigatória.
Como cuidar das próteses dentárias removíveis?
Quando você definir, juntamente com o dentista, qual a prótese dentária mais indicada para a sua condição bucal, vai receber todas as orientações sobre os cuidados que serão necessários no dia a dia. Ainda assim, queremos deixar aqui algumas recomendações básicas, para que você já saiba como será sua rotina.
- Quando for manusear sua prótese, na hora da higiene ou nos intervalos em que vai ficar sem ela, coloque-a sobre uma toalha dobrada ou um recipiente com água. Trata-se de um aparelho delicado, que pode quebrar em caso de queda;
- Não deixe a prótese secar. Quando não estiver usando, ela deve ficar mergulhada em uma solução de limpeza própria para próteses ou em água pura, sempre à temperatura ambiente;
- Escove a prótese removível diariamente. Isso é muito importante para remover os resíduos de alimentos e evitar o acúmulo da placa bacteriana. Além disso, esse cuidado garante que ela não fique manchada;
- É preciso escovar gengivas, língua e palato todas as manhãs, antes de colocar a prótese. Use uma escova com cerdas suaves para estimular a circulação e evitar o acúmulo de bactérias;
- Mantenha contato com o dentista. Se perceber que a prótese está solta ou não se encaixa corretamente, não tente ajustá-la sozinho.
Qual a melhor prótese dentária removível?
Entre todos os tipos de próteses dentárias removíveis que mostramos aqui não há “a” melhor. Existe, sim, aquela que é mais indicada para cada caso. Para isso, vários fatores precisam ser considerados. Essa decisão envolve desde o problema a ser corrigido até o histórico de saúde do paciente.
Por isso, a única maneira de saber qual a melhor prótese dentária removível para você é contando com o diagnóstico de um especialista, de preferência com experiência reconhecida em Implantodontia.
Se você mora em Florianópolis e região, tem alguma perda dental e está com dúvidas sobre o tratamento ideal, entre em contato com a nossa equipe.
Se preferir, agende uma consulta com um dos especialistas da Rede Plus Odontologia aqui mesmo pelo nosso site ou pelo WhatsApp.
Estamos sempre à sua disposição.