Ele tem função importante na saúde bucal. Mas ainda assim, o fio dental é facilmento esquecido, dispensado ou usado de forma incorreta no dia a dia. O problema é que abandonar esse hábito pode gerar sérias complicações dentárias. 

Incluir o fio dental na rotina, com o uso adequado, é essencial para a saúde bucal e, consequentemente, para a qualidade de vida. E, para acabar de vez com todas as dúvidas, nesse artigo explicamos como passar o fio dental corretamente e, assim, manter os dentes sempre limpos e saudáveis.

Qual a importância de passar o fio dental?

Assim como a escovação, o uso do fio dental é indispensável para a higiene bucal. Isso porque ele consegue limpar as regiões que a escova não alcança — como entre os dentes e as linhas da gengiva. Sem a limpeza dessas áreas, as bactérias se acumula, se proliferam e podem causar sérios problemas bucais.  

Se passar o fio dental elimina a placa bacteriana, os menores resíduos de alimentos e os micro-organismos dos dentes, não há dúvida de queele é capaz de garantir uma higiene profunda e completa.Portanto, é extremamente importante para prevenir gengivite, mau hálito, tártaros, cáries, doenças periodontais e melhorar a estética bucal.

Com que frequência se deve passar o fio dental?

O trabalho do fio dental não se faz sozinho. Por isso, é recomendado que ele seja acompanhado por escovações completas e bem realizadas. Assim como escovar os dentes, a frequência recomendada para o fio é de três vezes ao dia, após cada uma das refeições. 

No entanto, como se trata de um processo relativamente demorado, se você não conseguir usá-lo com essa frequência, não tem problema. Mas é fundamental garantir que o procedimento ocorra pelo menos uma vez ao dia, preferencialmente na hora de dormir, quando os dentes estão mais suscetíveis a cáries. 

Como passar o fio dental da forma correta?

Como dissemos, para evitar o surgimento de problemas bucais, é preciso que combinar todos os procedimentos para a boa higiene oral. E usar o fio da forma adequada é um deles. Para ajudar nessa tarefa, nos tópicos abaixo, explicamos como passar o fio dental corretamente e citamos várias dicas que podem ser seguidas durante a limpeza.

1. Escolha o fio dental adequado 

É muito importante o auxílio de um dentista para a escolha do fio dental correto para o seu tipo de arcada dentária. Por exemplo, quando o paciente apresenta pouco espaço entre os dentes, normalmente o profissional recomenda o uso de uma fita dental. 

O fio dental convencional é preferível em casos de maior espaçamento interdental. Quando os pacientes fazem uso de aparelhos ortodônticos, o dentista indica outros tipos de fios que auxiliam na limpeza, como o passa-fio. 

2. Manuseio do fio dental

Comece separando cerca de 40 cm de fio dental, e enrole as pontas nos dedos maiores ou indicadores, — escolha aquele que lhe garantir maior firmeza — deixando uma distância de aproximadamente 10 centímetros entre os dedos.

Caso enrole no dedo maior, utilize o polegar e o indicador para apoiar o fio dental ao introduzi-lo entre os dentes. Ou use o dedo maior e o polegar como suporte se o fio dental for enrolado nos indicadores.

3. Forma correta de passá-lo entre os dentes

Ao colocar o fio dental entre dois dentes, “abrace” duas vezes cada um, separadamente,  formando uma letra C, e faça movimentos de “vai e vem” para higienizá-los. Além disso, passe o fio no sulco gengival (entre o dente e a gengiva) de forma delicada para limpá-lo sem machucar

Após esse processo, remova o fio dental de trás para frente para garantir que toda a sujeira seja retirada. Sempre que for para o próximo dente, pegue uma nova parte limpa do fio dental e repita todo o passo a passo. Assim, a higiene com o fio dental estará completa. 

4. Ordem e modo de limpeza

Procure começar a higienização pelos dentes traseiros, revezando entre superiores e inferiores, até terminar nos da frente. Mas não precisa se atentar muito a ordem! O mais importante é a limpeza com o fio dental, além de fazê-la do jeito correto. 

Sempre faça movimentos suaves, e se preocupe em passar o fio por toda a lateral dos dentes. Não deixe nenhum de fora! É extremamente importante fazer o processo em todos para manter a saúde bucal. 

Você pode gostar dessa leitura
Guia de cuidado com a saúde bucal infantil: tudo que você precisa saber

Quais cuidados devem complementar o uso do fio dental?

Após toda a limpeza com o fio dental, é preciso e indispensável a escovação em movimentos circulares ou verticais em todos os dentes. O uso de um enxaguante bucal também pode ser interessante para otimizar a limpeza, além de evitar o mau hálito. Porém, os cuidados não podem ser apenas em casa!

Odontologia Preventiva, com visitas periódicas ao dentista é muito importante. A prática facilita a prevenção e o tratamento de diversas complicações. Sempre que tiver alguma dúvida, entre em contato com a nossa equipe para conhecer os procedimentos da clínica. Estamos sempre à disposição!