Quando se fala em adotar hábitos para uma vida mais saudável, imediatamente pensamos em melhorar a alimentação e começar a praticar atividades físicas, não é mesmo? O que muita gente não sabe é que existe uma especialidade para cuidar dessa relação: é a nutrição esportiva.
Como cada pessoa — e cada atividade física — têm exigências particulares no que diz respeito ao balanceamento nutricional, contar com esse profissional pode ser o ponto que fará a diferença na hora de unir a prática esportiva à alimentação de qualidade. Continue a leitura para saber mais sobre este assunto.
O que é, afinal, a nutrição esportiva?
A nutrição esportiva é um segmento da nutrição que tem como foco principal garantir um aporte nutricional que permita o melhor desempenho físico em atividades esportivas. Assim, o profissional estuda não apenas a necessidade nutricional de cada paciente de acordo com a modalidade esportiva, mas também avalia os impactos daquele exercício para suprir o organismo com os nutrientes que ajudam na recuperação pós-treino.
Para tanto, o nutricionista reúne a aplicação de conhecimentos em nutrição, fisiologia e bioquímica na prática de exercícios.
Para quem a nutrição esportiva é indicada?
Muito se engana quem liga a nutrição esportiva à figura do atleta de alta performance, exclusivamente. Apesar de ser uma das atuações desse profissional, a área de atuação do nutricionista esportivo é muito mais abrangente.
Por isso, é muito comum encontrar clubes e academias que contem com a presença deste profissional para orientar os praticantes a adotarem a dieta mais adequada de acordo com a carga de exercícios que praticam diariamente.
Além disso, a nutrição esportiva está presente em clínicas e consultórios, para avaliar e acompanhar individualmente as pessoas que tenham a intenção de se preparar, do ponto de vista nutricional, antes de começar a prática de uma atividade física específica.
De modo geral, podemos dizer que essa preparação é necessária, especialmente, para pessoas que têm como objetivos:
- Aumentar a energia e o desempenho: atletas que levam o corpo ao limite têm, na nutrição esportiva, a proteção da saúde por meio de um plano alimentar que forneça energia necessária para esses momentos de esforço;
- Controlar o peso: algumas pessoas desejam perder peso, outras precisam mantê-los (até mesmo para garantir o rendimento atlético). Para cada um deles, o nutricionista precisa formular uma dieta orientada ao objetivo de forma saudável.
Leia também: Nutrição X Saúde Bucal
Quais as vantagens da nutrição esportiva?
Como dissemos acima, cada pessoa pode ter uma exigência nutricional diferente, de acordo com os seus objetivos e o estilo de vida que leva. Neste sentido, a nutrição esportiva pode ser fundamental, sobretudo para pessoas que pretendem mudar de hábitos.
Isso quer dizer que o nutricionista vai avaliar todas as suas condições, as necessidades nutricionais do seu organismo e o nível de exigência do esporte que você pratica — ou vai praticar. Com base nessas informações, ele vai:
- elaborar um cardápio individualizado, com base nos valores necessários para que seu corpo tenha o desempenho esportivo esperado;
- contemplar suas preferências alimentares, propondo e orientando possíveis substituições sem perda nutricional e nem de rendimento físico;
- garantir o aporte de proteínas ideal, no caso de veganos ou pessoas com restrições alimentares específicas;
- acompanhar a evolução física para monitorar o progresso com relação às metas de desempenho pré-definidas.
O nutricionista esportivo costuma indicar suplementação?
A premissa básica da nutrição é garantir a quantidade ideal de nutrientes para o organismo por meio da alimentação. Porém, sabemos que nem sempre isso é possível, seja pela biodisponibilidade de determinadas substâncias ou pela impossibilidade de ingestão de alguns alimentos.
Nestes casos, pode ser necessário recorrer ao uso do suplemento nutricional. No entanto, essa prática sempre será adotada com supervisão e cautela. É sempre bom lembrar que, apesar de se tratar de vitaminas, aminoácidos e proteínas, o uso inadequado da suplementação pode levar à hipervitaminose, que é a intoxicação por excesso de vitaminas no organismo.
Como a nutrição esportiva pode melhorar a saúde?
A nutrição esportiva ajuda a melhorar o equilíbrio nutricional, que garante a prática de atividades físicas sem desgaste — do ponto de vista fisiológico e nutritivo.
Quando se inicia uma rotina de exercícios sem acompanhamento adequado, é comum que ocorra um desequilíbrio na presença de sais minerais e vitaminas. Essas substâncias, eliminadas no suor, precisam ser repostas da maneira adequada para garantir a recuperação e a reação do organismo até a próxima sessão de exercícios.
Desta forma, contar com o acompanhamento desse profissional pode ser o primeiro passo para a construção de uma rotina mais saudável, cheia de vitalidade e disposição.
Se você está em busca de motivação para criar novos hábitos, acompanhe a Redeplus no Instagram e no Facebook. Quer incluir uma dieta equilibrada e exercícios no dia a dia e não sabe por onde começar? Venha conhecer a nossa clínica e converse com nossos profissionais. Estamos prontos para te apoiar nessa jornada!