Todos crescemos ouvindo que o sorriso sincero é o nosso maior cartão de visitas. E, conforme o tempo passa, aumenta nossa preocupação em mantê-lo sempre bonito e saudável. Por isso, se você tem sorriso gengival — e se isso te incomoda — pode ser a hora de buscar um tratamento especializado.

Para falar sobre este assunto, preparamos este artigo. Aqui, vamos falar um pouco sobre como ocorre o sorriso gengival e o que o dentista pode fazer para amenizar esse incômodo. Ficou interessado? Então, siga com a gente!

O que é o sorriso gengival?

O sorriso gengival é um problema fácil de ser identificado. Ele é caracterizado pelo excesso de gengiva, que fica mais evidente principalmente quando a pessoa sorri. Ainda que ocorra com mais frequência, e seja mais perceptível, na arcada dentária superior, ele pode se manifestar também na parte inferior.

Segundo a Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, essa desordem estética afeta 10% da população entre 20 e 30 anos de idade em todo o mundo. E costuma ser mais comum nas mulheres. A boa notícia é que existem diversos métodos para corrigir o problema.

💡

Se, ao sorrir, a pessoa expõe mais do que 3 milímetros de gengiva, pode-se considerar que trata-se de um caso de sorriso gengival.

Quais as causas do sorriso gengival?

O sorriso gengival tem natureza multifatorial. Isso quer dizer que pode ser desenvolvido a partir de várias causas. No entanto, podemos destacar como as principais e mais recorrentes razões que podem dar origem a essa ocorrência.

  • Crescimento vertical excessivo da maxila;
  • Comprimento reduzido do lábio superior;
  • Contração excessiva do lábio superior;
  • Desproporção comprimento/largura da coroa dentária; 
  • Extrusão dos dentes superiores, associada à mordida profunda.

Como corrigir o sorriso gengival?

Como há diversas estruturas anatômicas envolvidas na manifestação do sorriso gengival, o procedimento de correção pode variar de pessoa para pessoa. Por isso, passar pela avaliação de um  profissional especializado é imprescindível.

Porém, a título de conhecimento sobre as possibilidades da odontologia para solucionar esse desequilíbrio, vamos falar sobre os procedimentos que mais têm sido adotados no tratamento e correção da exposição excessiva da gengiva.

Cirurgias

Existem, basicamente, três tipos de intervenções cirúrgicas para a correção do sorriso gengival. Como dissemos há pouco, a adoção de cada um deles depende das causas e condições de cada paciente.

  • Gengivectomia: normalmente indicada em casos de hipertrofia gengival, é um procedimento que costuma ser rápido e simples. Com uso de anestesia local, o cirurgião dentista remove o excesso de tecido gengival ao redor dos dentes. É pouco comum que o paciente sinta dor no pós-operátorio;
  • Gengivoplastia: é um tipo de cirurgia plástica. Isso quer dizer que trata-se de uma solução estética para o sorriso gengival. Neste caso, é feita uma remodelação da gengiva, com a retirada do excesso de tecido e reconstrução do contorno dos dentes;
  • Cirurgia ortognática: é a correção de irregularidades no esqueleto facial e nos dentes. O procedimento reposiciona os maxilares em relação a base do crânio e proporciona um sorriso esteticamente mais bonito, com encaixe correto da mordida

Botox

O uso da toxina botulínica para a correção do sorriso gengival vem ganhando mais evidência e segue sendo objeto de diversas pesquisas. Um estudo da Universidade de Passo Fundo mostra que essa técnica, além de minimamente invasiva, traz resultados satisfatórios, especialmente em casos de hipermobilidade muscular no lábio superior.

A aplicação do botox diminui os movimentos dos músculos da região. Com menor elevação do lábio, também diminui a área de gengiva exposta ao sorrir.

Como a toxina botulínica não tem efeito definitivo, é preciso refazer a aplicação periodicamente. Os intervalos devem ser definidos pelo seu dentista.

Como escolher o tratamento mais adequado?

Seja em casos de sorriso gengival, ou para qualquer outro procedimento odontológico, como o clareamento dental ou a extração de um dente, o tratamento adequado depende do diagnóstico correto, realizado por um especialista.

Assim, apenas depois de uma avaliação com o seu dentista de confiança é que será possível definir qual o procedimento ideal para livrar você do incômodo causado pelo sorriso gengival. 

Se você está nas proximidades do Rio Tavares, está pertinho da Redeplus Odontologia. Que tal conhecer nossa forma de atender? Entre em contato com a nossa equipe para saber mais detalhes sobre nossos tratamentos ou faça o agendamento aqui mesmo no site. Conte com a gente!