Tipos de clareamento dental: quais existem e como são feitos?

12/04/2021

Na busca por uma estética orofacial equilibrada, muitos pacientes têm optado pelo clareamento dental. Atualmente, existem 2 tipos de clareamento dental que podem ser feitos em casa ou no consultório e podem ser combinados para agilizar o processo.

É comum vermos, ainda, técnicas que colocam a sua saúde bucal em risco e podem trazer mais prejuízos quando parecem estar clareando seus dentes; esse é o caso do carvão ativado e de alguns produtos de venda livre.

Hoje te explicamos os tipos de clareamento bucal existentes no mercado e como são realizados. Acompanhe a leitura e saiba também quais cuidados são necessários para não prejudicar a sua saúde bucal.

Como o clareamento é realizado?

O clareamento dental acontece através da quebra de moléculas de pigmentos que mancham os dentes. Já a forma como ele é realizado depende dos tipos de manchas do dente que podem variar entre:

• extrínsecas: causadas por fatores externos como consumo de alimentos superpigmentados como café, vinhos e alimentos com corantes; prática de fumo; acúmulo de placa bacteriana e bactérias cromogênicas que causam manchas negras nos dentes;
  • intrínsecas: causadas por fatores genéticos ou tramas dentais; consumo excessivo de flúor; uso de antibióticos durante a fase de formação dos dentes; processo natural de envelhecimento e, até mesmo, falta de causa aparente.

O clareamento costuma ser mais efetivo para as manchas extrínsecas — que estão nas superfícies dos dentes — realizado através de aplicação de gel clareador a base de peróxido de carbamida e/ou hidrogênio, em diferentes concentrações, conforme avaliação individual.

Esse gel libera oxigênio sobre as superfícies dentais que lento ou rapidamente (depende da concentração) clareia os dentes. Esse tipo de clareamento dental pode ser realizado em consultório ou em casa.

Já as manchas intrínsecas nem sempre respondem bem ao tratamento, sendo que normalmente a técnica realizada em consultório e com uso de produtos com maiores concentrações costuma ser mais efetiva nestes . Para clarear a casos.

Tipos de clareamento dental

No Brasil, a busca por clareamento dental cresce em uma ordem de 30% ao ano, segundo dados do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP). E como a oferta por produtos que prometem clarear os dentes só aumenta a cada ano, é necessário estar atento(a) às técnicas que colocam a sua saúde bucal em risco.

Seguir as orientações de dentistas para escolher um tratamento seguro que alcance os resultados desejados é sempre a melhor opção. Mas, vale ressaltar, que nem sempre é possível alcançar os resultados ideais esperados.

Por isso, converse com seu dentista para entender as possibilidades do seu caso e prever os resultados possíveis para cada técnica.

Clareamento caseiro

Um dos tipos de clareamento dental mais comum é o caseiro. Ele é realizado com moldeiras feitas sob medida para os dentes do(a) paciente e com a aplicação de gel clareador.

Em uma consulta, o(a) dentista explica ao paciente em quais momentos a aplicação deve ser feita e como fazê-la. Como o gel clareador tem uma concentração menor de peróxido de carbamida, o tratamento pode levar até 3 semanas para ser finalizado.

Entretanto, o(a) paciente consegue visualizar melhor a evolução da cor dos seus dentes, podendo interromper o tratamento caso alcance o tom desejado.

Se isso acontecer, consulte seu dentista antes de interromper o tratamento, pois ele(a) necessita analisar a evolução do tratamento, para que o resultado seja estável ao longo do tempo.

Clareamento profissional

O clareamento dental profissional é realizado em consultório. Nele, é o(a) dentista quem acompanha a evolução dos tons dos dentes para determinar a interrupção do tratamento.

No consultório, o procedimento é realizado sem moldeiras utiliza gel clareador com uma porcentagem de ativos bem superior ao gel do procedimento caseiro.

A concentração de peróxido de carbamida ou hidrogênio pode chegar a 40% e é isso acelera o processo de branqueamento dos dentes. Entretanto, essa alta concentração pode causar maior sensibilidade nos dentes durante a realização do procedimento.

Tanto o tratamento em casa como o realizado em consultório também pode causar irritação na gengiva. No consultório, é aplicada um gel protetor antes da aplicação do clareador.

Essa irritação também pode acontecer no clareamento caseiro se o gel for utilizado inadequadamente. Em casa, é importante seguir as orientações do dentista sobre a quantidade de produto a ser utilizada, para prevenir este efeito colateral.

Diferentemente do procedimento caseiro que leva até 3 semanas para alcançar seus resultados esperados, o clareamento realizado no consultório é realizado em uma média de 3 sessões.

O número de sessões pode variar de acordo com o grau de escurecimento dos dentes, idade do paciente, presença manchas intrínsecas, e grau de mudança de cor.

Alguns mitos sobre Clareamento

1. Clareamento a “laser”

É comum e também amplamente divulgado na internet que pacientes busquem pelo clareamento realizado com laser. Esse procedimento seria o mesmo clareamento de consultório com concentração de ativos maior no gel clareador e uma suposta ativação dos componentes por um feixe de luz de laser/LED.

Contudo, as mais recentes pesquisas apontam que a ativação do gel de clareamento em consultório com luz NÃO parece melhorar a mudança de cor, independentemente da concentração do peróxido de hidrogênio. Além de estudos comprovarem a possibilidade de injúria à polpa pela geração de calor e aumento de sensibilidade dentinária, ou seja, não há benefícios que justifiquem o uso de laser para o clareamento.

Portanto, não existe comprovação científica de que o laser acelere o clareamento realizado no consultório, estando esses resultados associados muito mais à concentração de ativos no gel clareador, espessura e translucidez do esmalte do dente e coloração natural da dentina.

Por isso, o resultado alcançado em uma pessoa não será o mesmo em outra, sendo que a escolha entre os tipos de clareamento dental conjunto com o profissional. Só um(a) dentista consegue avaliar o tipo de mancha que afeta a estrutura dental e diagnosticar o melhor tratamento.

No entanto, existem algumas recomendações de cuidados a seguir com alguns produtos.

2. Produtos que prometem clarear os dentes

Existem muitos produtos no mercado que prometem branquear os dentes, mas que não têm comprovação científica de resultados. Esse é o caso do carvão ativado e alguns cremes dentais branqueadores.

Um estudo publicado na Biblioteca Nacional de Medicina, dos EUA, comparou dois cremes dentais: um comum e um com ação clareadora.

O teste foi realizado durante 12 semanas com 2 aplicações diárias. O resultado revelou que não houve alteração da cor dos dentes com o uso dos dois cremes dentais.

Já o uso de carvão ativado que pode parecer uma alternativa mais barata em um primeiro momento, na verdade, traz riscos à sua saúde bucal e não clareia os dentes.

O que o carvão ativado faz é promover uma raspagem do esmalte dental e retirar as manchas superficiais.

Com isso, os pacientes têm uma falsa sensação de branqueamento quando, na verdade, estão raspando seus dentes e aumentando o risco de ter hipersensibilidade dentinária e outros danos permanentes.

Por fim, existem ainda algumas contraindicações aos clareamentos dentais que incluem:

• pacientes grávidas;
  • pessoas com hipersensibilidade a componentes das fórmulas dos géis;
  • algumas alterações congênitas do esmalte dental; e
  • pacientes com cáries ou outros problemas bucais que precisam ser tratados antes de realizar o clareamento.

Antes de utilizar qualquer tipo de clareamento dental, consulte seu dentista. Esse procedimento pode trazer riscos à sua saúde quando não é realizado sob orientação profissional.

Ainda tem dúvidas sobre este tema? Então entre em contato conosco ou agende uma avaliação através do WhatsApp, ou pelo nosso site.

Dra. Daniela Garbin Neumann

CRO/SC 5990 - Cirurgiã-dentista formada há 24 anos pela UFPR, tem mestrado e doutorado em Odontologia pela UFSC, na área de saúde coletiva - com estágio na Universidade de Toronto, Canadá. Pela sua tese de doutorado, foi premiada no Prêmio Capes de Tese 2015, e recebeu menção honrosa na Academia Catarinense de Odontologia.⠀ ⠀