Entre tantas medidas de prevenção e cuidado com a saúde bucal, a toxina botulínica se apresenta como umas das alternativas mais utilizadas atualmente para recuperar a naturalidade e tratar o sorriso gengival. No entanto, nem todas as pessoas sabem como ela pode ajudar a resolver esse problema.

Pensando nisso, preparamos um material que explica o uso da toxina botulínica para o sorriso gengival, suas indicações e vantagens com relação a outros tratamentos. Siga conosco nessa leitura para saber tudo sobre o uso da toxina na estética do seu sorriso.

O que é o sorriso gengival?

Antes de falarmos sobre as formas de tratamento, é preciso esclarecer o que é, na realidade, o sorriso gengival. Recentemente, publicamos um artigo que trata essa questão em detalhes. É você pode conferir aqui:

O sorriso gengival te incomoda? Saiba como corrigir o problema. 

Em resumo, podemos identificar esse problema pelo excesso de gengiva, que se torna evidente ao sorrir. Ele pode ser causado por diversos fatores e costuma avançar com o passar dos anos, atingindo cerca de 10% da população mundial a partir dos 20 anos.

Quais as formas mais comuns de tratamento?

Existem, de forma generalizada, dois tipos de tratamentos mais adotados para a solução do sorriso gengival: a cirurgia de gengiva e a aplicação de toxina botulínica. A adequação a um ou outro procedimento é definida pela avaliação profissional e, portanto, é individualizada, de acordo com o grau de exposição da gengiva identificada em cada paciente.

Cirurgias de gengiva

Há três tipos de intervenções que podem corrigir o sorriso gengival: A gengivoplastia, a gengivectomia e a cirurgia ortognática. Cada uma delas será mais ou menos indicada para cada caso.

Por esse motivo, é fundamental contar com um profissional especialista em Periodontia para avaliar a extensão do problema e decidir a solução mais viável. Na Redeplus Odontologia temos uma especialista em cirurgias de gengiva.

Aplicação de toxina botulínica

Trata-se de uma inovação da Odontologia em busca de soluções menos invasivas para a correção do sorriso gengival, sobretudo nas pessoas em que o problema é causado pela hipermobilidade dos músculos do lábio superior.

Ao contrário da cirurgia, a toxina botulínica não tem efeitos permanentes. Por essa razão, o tratamento requer novas aplicações periodicamente.

Como funciona o tratamento com a toxina botulínica?

Ao atuar sobre o sistema músculo-esquelético, a aplicação da toxina botulínica para o sorriso gengival consegue promover o bloqueio da liberação da acetilcolina nas terminações nervosas dos neurônios motores. Com isso, a toxina produz um enfraquecimento muscular temporário.

Em outras palavras, a toxina impede a contração muscular enquanto estiver concentrada no local da aplicação

Enquanto estiver atuante, ela diminui os movimentos dos músculos da região, com menor elevação do lábio e, consequentemente, menos exposição de gengiva ao sorrir.

Quando é indicado para o sorriso gengival?

Do ponto de vista funcional e médico, a aplicação da toxina botulínica para a correção do sorriso gengival é indicada nos casos em que o fator causador do problema é muscular. Além disso, o tratamento também pode ser usado como substituto temporário ao tratamento cirúrgico para pessoas que não desejam realizar essa intervenção.

No entanto, é bom ter em mente que, se há algum problema ósseo ou dentário que leve à formação do sorriso gengival, apenas o relaxamento muscular — ainda que possa atenuar —, não será capaz de corrigir o problema.

Quais as vantagens de usar a toxina botulínica para o sorriso gengival?

Uma grande vantagem desse tratamento é que os resultados são percebidos em poucos dias (entre 3 e 5 dias após o procedimento). Além disso, a aplicação da toxina botulínica para o sorriso gengival promove um aspecto natural e discreto ao visual.

Outro ponto que merece destaque é que se trata de um procedimento totalmente reversível. Ou seja, se houver qualquer mudança na aparência que não agrade o paciente após a aplicação, é certo que o sorriso voltará a ser como antes em alguns meses.

Para finalizar, outro benefício da toxina botulínica é sua aplicação rápida, praticamente indolor e minimamente invasiva, com baixíssima probabilidade de complicações. No entanto, para garantir a sua segurança durante e depois do procedimento é imprescindível contar com um profissional capacitado e uma clínica que ofereça a estrutura necessária para as melhores práticas de saúde.

Se você está em Florianópolis, pode encontrar todas essas características em um só lugar. A Redeplus Odontologia conta com corpo clínico especializado nas mais diversas áreas da odontologia. Entre em contato conosco e agende o seu atendimento com um de nossos profissionais.