Todo mundo já ouviu falar dela e ninguém deseja conviver com essa condição. No entanto, a cárie já esteve presente na boca da grande maioria dos brasileiros pelo menos uma vez na vida. Apesar de muito conhecida, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre os sinais dessa doença.
Por isso, preparamos este artigo que vai mostrar o que é a cárie, como ela pode ser prevenida e como você pode identificar essa indesejada visitante logo no início para buscar tratamento adequado. Siga conosco.
A cárie é uma doença?
Embora muitos não saibam, a cárie é uma doença. Aliás, em países como o Brasil, ela é considerada uma questão de saúde pública. Aqui, de acordo com o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, seis em cada dez crianças têm pelo menos um dente cariado. Entre os adolescentes, a média é de seis dentes cariados por pessoa.
Os adultos são os que trazem mais preocupação, com 20 dentes cariados, em média. Não é à toa que tantos brasileiros são obrigados a conviver com prótese dentária. Estima-se que mais de 15% da população já perdeu todos os dentes.
O que caracteriza a cárie e como evitá-la?
A cárie é a deterioração dos dentes, causada pela ação de ácidos produzidos por bactérias que se reproduzem naturalmente na boca, na placa dental. Com o passar do tempo, a ação desses ácidos corrói o esmalte dos dentes e, posteriormente, sua estrutura.
A melhor forma de evitar a cárie é mantendo o rigor na higiene bucal, com escovação regular e uso do fio dental. Mas não é só isso! Alguns fatores podem desencadear ou agravar a presença desta condição. São eles:
- Consumo excessivo de açúcar e carboidratos;
- Controle inadequado da placa bacteriana e tártaro;
- Falta de acesso ao flúor;
- Diminuição da salivação — geralmente pelo uso de fármacos;
- Malformação dentária.
Em todos estes casos, a maneira mais eficaz de combater a cárie é mantendo a frequência de visitas ao dentista, com protocolos como a profilaxia dental (a chamada limpeza dos dentes) a cada seis meses.
Quais são os sintomas de cárie nos dentes?
1. Lesões brancas
Elas são o primeiro alerta de que algo não está normal na superfície dos dentes. Assim que o esmalte dental começa a se deteriorar, é comum surgirem pequenas manchas brancas. Com o tempo, essas manchas evoluem para marrom, começam a aumentar e se tornam mais profundas.
Essas pequenas lesões também podem indicar outras condições, como a desmineralização dos dentes. Em todo caso, elas exigem atenção de um especialista.
2. Dor de dente constante
A dor de dente pode representar uma série de problemas bucais, mas é um dos sintomas mais comuns das cáries. Isso ocorre porque, em muitos casos, a infecção atinge regiões próximas aos nervos dentais. O resultado é um desconforto — que pode ser constante — de intensidade leve, moderada ou intensa.
3. Aumento da sensibilidade dental
Quando o dano provocado pela cárie chega à dentina (a camada que fica logo abaixo do esmalte), é comum o surgimento da sensibilidade ao mastigar ou em contato com o frio, calor e alimentos doces.
No entanto, é sempre bom lembrar que a hipersensibilidade dentária também pode ser causada por outras situações. Por este motivo, o diagnóstico profissional é sempre imprescindível.
4. Cavidades perceptíveis
Com a presença de cárie, é comum que surjam pequenos orifícios e irregularidades na superfície dos dentes. Na maioria dos casos, a cavidade provocada pela cárie é visível e perceptível ao toque.
Às vezes, uma pequena cavidade esconder uma grande lesão interna. Por isso, toda atenção é necessária a essas irregularidades.
5. Mau hálito
Pessoas que convivem constantemente com a halitose podem ter desenvolvido cáries de grande extensão. Quando isso acontece, e conforme a deterioração se torna mais profunda, os alimentos podem ficar presos nas cavidades formadas, atingindo a polpa dental. Essa situação leva ao desprendimento de um forte odor — o mau hálito. Assim como ocorre nos demais sintomas, nem sempre a halitose é indicativo de cáries. Veja tudo sobre essa condição neste artigo.
Como prevenir a cárie?
A principal forma de prevenção de todas as doenças bucais passa pelos hábitos de higiene. Salvo doenças congênitas ou que tenham origem em outras enfermidades, manter a limpeza regular é o meio mais eficaz de combate à cárie.
Além disso, a atuação preventiva do seu dentista de confiança pode garantir a saúde da boca e dos dentes de toda a sua família. Se você procura por um especialista em Florianópolis, pode contar com a nossa equipe.
Ainda tem dúvidas sobre a cárie, seus sintomas e as melhores estratégias de prevenção? Nós estamos aqui para responder a todas elas. Entre em contato ou agende a sua visita. Até breve!