Home > Blog >

Qual o aparelho ortodôntico indicado para mim?

Qual o aparelho ortodôntico indicado para mim?

02/06/2022

aparelho ortodôntico serve para muito mais do que alinhar os dentes e melhorar a estética do sorriso. Seu uso é indicado para tratar alterações nas arcadas dentárias e ossos da face, os quais se relacionam com diversos distúrbios:

Mas, por conta das preferências estéticas, ao longo dos anos foram desenvolvidos diversos tipos de aparelhos. O mais recente e mais inovador é o alinhador invisível.

Neste artigo, explicamos os diferenciais de cada um. Continue a leitura e veja como descobrir o mais indicado para você!

Quais são os principais tipos de aparelhos dentários?

Tem gente que acha o sorriso metálico charmoso. Outros, no entanto, preferem realizar o tratamento ortodôntico com opções mais discretas.

Para atender a diferentes necessidades e desejos, há diversos modelos de aparelhos, todos capazes de corrigir as más-oclusões e os problemas decorrentes. Conheça-os a seguir.

Aparelho fixo

aparelho fixo com bráquetes metálicos e borrachinhas (transparentes ou coloridas) é muito comum na infância. Entre seus prós está a eficiência do tratamento, justamente por não ser possível retirá-lo, assim como o custo mais acessível. Entre os contras, pode-se citar a dificuldade para manter os dentes devidamente limpos.

Aparelho autoligado

A diferença do aparelho autoligado em relação ao modelo fixo convencional é que seus bráquetes de metal são menores e ele não usa as borrachinhas. Além disso, os bráquetes têm uma espécie de tampa, confeccionada em cerâmica, que se funde visualmente aos dentes, escondendo os metais. Por isso, fica bem menos aparente.

Aparelho fixo estético

No aparelho fixo estético, os bráquetes são confeccionados em materiais bastante discretos e com coloração próxima a dos dentes. São eles:

  • policarbonato branco com borrachinhas incolores, que tem menor custo, mas é mais fácil de manchar;
  • porcelana, que funciona como o aparelho autoligado (com tampinhas e sem borrachinhas) e, muitas vezes, com o fio metálico revestido na mesma coloração dos bráquetes;
  • safira, o mais avançado, confeccionado com bráquetes translúcidos (que se adequam perfeitamente à coloração dos dentes), à prova de manchas e de menor tamanho, podendo usar borrachinhas incolores ou o sistema autoligado.

Aparelho removível

aparelho removível, também chamado de aparelho móvel ou aparelho de contenção, é indicado para uso posterior ao aparelho fixo. O objetivo é estabilizar a dentição, prevenindo possíveis desalinhamentos.

Alinhador transparente

alinhador transparente ou alinhador invisível é um aparelho ortodôntico removível e confeccionado à base de acetato. Por isso, passa quase despercebido, mesmo a curtas distâncias. Mas, para funcionar como o esperado, deve ser usado pelo maior tempo possível, sendo removido, apenas, para se alimentar e fazer a higiene bucal. Essa, aliás, é bem mais simples do que nas opções fixas.

Vale destacar que o alinhador transparente tem alcance semelhante ao dos aparelhos fixos, podendo ser usado em casos complexos. É o caso de alterações como dentes apinhados, mordida cruzada, entre outros.

Como escolher o melhor aparelho ortodôntico?

ortodontista é quem indica o aparelho ortodôntico ideal para cada paciente. Isso é feito após uma avaliação criteriosa, baseada:

  • na documentação ortodôntica (radiografias, modelos da arcada dentária e fotografias extrabucais), que revelam as correções necessárias;
  • no nível de maturidade e comprometimento individual para com o tratamento;
  • nas necessidades estéticas relacionadas ao momento que está vivendo.

Um levantamento publicado no Dental Press Journal of Orthodontics mostrou que os alinhadores invisíveis e os aparelhos estéticos de safira são considerados os mais discretos. Ainda assim, considerar a opinião do especialista nessa escolha evita frustrações e torna o processo em busca do sorriso perfeito uma experiência muito mais agradável!

Por que, às vezes, é preciso usar aparelho mais de uma vez na vida?

A necessidade de, no futuro, ter que voltar a usar o aparelho ortodôntico tem algumas explicações. Uma delas ocorre quando o aparelho fixo é colocado na infância e removido na adolescência. Nessa fase da vida, alguns pacientes simplesmente “pulam” a chamada etapa de contenção.

No entanto, o acompanhamento pós-ortodontia é essencial para preservar o sorriso obtido. Geralmente, ele é feito com o aparelho móvel, o qual deve ser mantido dia e noite e, aos poucos, ter seu uso reduzido. Sem esse cuidado, a dentição pode ficar desalinhada e, futuramente, o aparelho pode ser novamente indicado.

Onde colocar aparelho ortodôntico no Rio Tavares?

Quem mora ou trabalha no Sul de Florianópolis pode colocar seu aparelho ortodôntico na Redeplus. Além de oferecermos as mais modernas opções de tratamento, reunimos um corpo clínico altamente experiente e capacitado. E para facilitar o acesso e o estacionamento, estamos localizados no Multi Open Shopping, no Rio Tavares. Se precisar, venha nos visitar!

Mais uma coisa! Você gosta do universo da odontologia e quer ver nossos conteúdos em primeira mão? Nesse caso, siga a Redeplus no Facebook e Instagram!

Dr. Gustavo

Leia também

Pediatria no Rio Tavares

Pediatria no Rio Tavares

Quem procura uma clínica de pediatria no Rio Tavares, no sul de Florianópolis, agora pode contar com a excelência...

read more