Home > Blog >

De quanto em quanto tempo devo fazer limpeza dental?

De quanto em quanto tempo devo fazer limpeza dental?

18/02/2022

Os cuidados com a saúde bucal já são conhecidos por boa parte das pessoas. A importância de escovar os dentes após as refeições, por exemplo, já não é segredo para ninguém. Mas você sabe de quanto em quanto tempo deve fazer limpeza dental em consultório?

Essa é uma questão que pretendemos esclarecer neste artigo. A seguir, falamos sobre a limpeza dental, sua finalidade e qual a frequência recomendada para a realização do procedimento. Fique conosco para saber mais sobre este assunto.

O que é a limpeza dental e para que serve?

Limpeza dental é o nome popular da profilaxia dental. Na prática, consiste em uma higienização profissional de toda a boca com o objetivo de remover placa bacteriana e tártaro.

função do procedimento, ao remover esses agentes, é proporcionar maior saúde bucal prevenindo doenças como a cárie, a gengivite e a halitose.

Além disso, durante a limpeza, o dentista aproveita para fazer uma avaliação da saúde da boca e das condições dos dentes, ajudando a iniciar um tratamento precoce, caso seja necessário.

Como é realizada a limpeza dental? 

A limpeza dental é um procedimento indolor e não invasivo, feito no consultório de odontologia. Em geral, o dentista avalia as condições gerais da boca e começa o processo de profilaxia

O primeiro passo costuma ser a raspagem da placa bacteriana e do tártaro da superfície dos dentes. Depois disso, o profissional aplica jatos de água e bicarbonato, e usa uma escova e pasta específica, para limpar os dentes, removendo manchas e resíduos de placa e tártaro.

Dependendo das condições de saúde bucal, o dentista pode recomendar ou não outros procedimentos, como uma restauração, radiografias ou tratamento endodôntico – o tratamento de canal.

De quanto em quanto tempo se deve fazer a limpeza dental? 

A frequência para a realização da limpeza dental pode variar de acordo com a idade, as condições gerais de saúde e o estilo de vida de cada pessoa. De maneira geral, a recomendação de periodicidade é determinada da seguinte forma:

  • a cada 6 meses – para pacientes em geral e para os que possuem restaurações, coroa protética ou implantes dentários;
  • a cada 3 ou 4 meses – pessoas com alta formação de tártaro e presença de doença periodontal. O acompanhamento em intervalos menores, nestes casos, é essencial para evitar a perda de dentes.

Leia também: 3 sinais de que você precisa consultar um dentista

Quais os benefícios de realizar a limpeza frequentemente? 

Como mostramos há pouco, a função do procedimento é promover o cuidado profilático, ou seja, preventivo contra as doenças bucais. Neste sentido, o maior benefício de fazer a limpeza dental com a frequência recomendada está em manter-se livre de problemas com os dentes e inflamações na gengiva.

Os estudos realizados sobre a eficácia da profilaxia dentária mostram que aproximadamente 89% das pessoas que fazem limpeza dental profissional com frequência não voltam a ter lesões na boca nem o surgimento de doença periodontal, que pode levar à perda dos dentes.

Abaixo, descrevemos de forma sucinta como o paciente percebe cada um desses benefícios:

Proteção contra doenças

São várias as doenças bucais que podem ser evitadas com a ajuda da profilaxia.Entre elas, a gengivite, cárie e halitose. Isso porque, com o tratamento, são eliminadas as bactérias e resíduos que poderiam causar inflamações e infecções bucais.

Remove o tártaro

tártaro, após formado, não pode ser removido em casa, apenas em consultório. O problema consiste na mineralização de uma colônia de bactérias que se fixa nos dentes e gengiva. Além de ser desagradável esteticamente, pode trazer doenças como as cáries. 

Previne a perda dos dentes

A limpeza dental também é eficaz para diminuir os riscos de perder os dentes, na medida em que previne problemas bucais, que estão diretamente associados ao cuidado inadequado com a saúde da boca.

Ajuda a manter a saúde bucal

Ao evitar a instalação de bactérias, minimiza o surgimento de infecções e doenças, a limpeza dental periódica mantém a saúde bucal sempre em dia.

Por isso, é sempre importante seguir a recomendação profissional e manter a regularidade na visita ao dentista. Ele é quem vai definir de quanto em quanto tempo fazer a limpeza dental para obter os melhores benefícios do procedimento.

Se você está em Florianópolis e região, pode contar com os especialistas da Redeplus Odontologia. Para saber mais sobre nós e receber dicas de como cuidar da saúde bucal de toda a família, siga nosso perfil no Instagram ou no Facebook e fique por dentro das nossas atualizações.

Dr. Gustavo

Leia também

Pediatria no Rio Tavares

Pediatria no Rio Tavares

Quem procura uma clínica de pediatria no Rio Tavares, no sul de Florianópolis, agora pode contar com a excelência...

read more