Home > Blog >

Está no Sul da Ilha e quer colocar aparelho? Confira nossas dicas!

Está no Sul da Ilha e quer colocar aparelho? Confira nossas dicas!

18/07/2021

Se você é uma daquelas pessoas que sente vergonha ao sorrir por ter alguns dentes desalinhados, pode corrigir essas imperfeições com um tratamento ortodôntico e viver com mais segurança. Mas é importante saber que, para quem quer colocar aparelho, alguns cuidados são fundamentais.

Pensando nisso, preparamos este artigo com orientações práticas de tudo o que você precisa ter em mente antes de iniciar um tratamento. E, se você é de Florianópolis e quer colocar aparelho no Rio Tavares, este é o lugar certo. Siga com a gente para saber mais a respeito! 

Funções do aparelho ortodôntico

Pesquisas recentes mostram que 48% da população com dentes permanentes precisa colocar aparelho nos dentes inferiores e 34% nos superiores. E isso é só no Brasil!

Muitas pessoas acreditam que o aparelho bucal, como é popularmente conhecido o aparelho ortodôntico, cumpre uma função estética. Mas ele não se limita a esse objetivo. 

Além de corrigir o apinhamento dental, que é quando os dentes ficam desalinhados uns sobre os outros, o tratamento ortodôntico permite ajustar o espaçamento interdental e alinhar a mordida.

Por isso, podemos afirmar que os resultados estéticos são, na realidade, a consequência e não o objetivo do aparelho dental, já que a mordida correta e o alinhamento adequado da dentição são pontos determinantes para a qualidade de vida e para a saúde, influenciando diretamente a fala, a respiração e a mastigação.

Dicas para quem quer colocar aparelho dental no Rio Tavares (Sul da Ilha de SC)

Esclarecido este primeiro ponto, vamos falar sobre os cuidados que podem determinar o sucesso do seu tratamento. Se você está no Rio Tavares e quer colocar aparelho, pode contar com os especialistas da Redeplus Odontologia para conduzir o seu tratamento da melhor e mais tranquila maneira possível, pertinho de casa.

Mas, mesmo antes da sua nova consulta, podemos deixar algumas dicas e considerações para ter em mente na hora de começar o tratamento. Com elas, você logo poderá ostentar um sorriso bonito e saudável!

Idade certa 

Muitas pessoas se perguntam sobre a melhor idade para colocar aparelho. A verdade é que isso pode variar de acordo com cada situação. No caso de crianças, pode ser que o ortodontista avalie que é melhor esperar a dentição permanente, dependendo do alinhamento da arcada dentária e da avaliação dos exames.

Para quem já tem todos os dentes permanentes, não há hora certa. Mas quanto mais cedo começar o tratamento, melhor. Isso porque a falta de alinhamento, como já vimos, pode prejudicar a qualidade de vida e até a fala e a mastigação, dependendo da gravidade do caso.

Por essa razão, é mais comum colocar aparelho dental durante a adolescência. Muitos adultos — que já passaram dos 30 anos, por exemplo — podem ter resistência ao uso do aparelho, com receio de parecerem “infantis”, mas isso não é razão para não fazer o tratamento. 

Existem aparelhos muito discretos, quase imperceptíveis, que podem ser adotados de acordo com cada caso. Saiba mais sobre eles abaixo. 

Diagnóstico preciso

Sempre que o assunto é saúde, um diagnóstico confiável é a base de um tratamento bem sucedido. Para tanto, o ortodontista deve solicitar exames de imagem para avaliar as condições da mordida, a situação das raízes e o alinhamento dos dentes.

Ainda que o especialista possa fazer uma avaliação clínica preliminar, é só de posse desses exames que se torna possível determinar com exatidão qual o tipo ideal de aparelho e quais as etapas e duração do seu tratamento.

Tipos de aparelho

Existem vários tipos de aparelhos dentais. Cada um deles tem objetivo, funcionamento e aparência diferenciados. Recentemente publicamos um artigo que fala detalhadamente sobre os mais variados tipos de aparelhos e você pode conferir tudo aqui neste link.

Aqui, vamos resumir os mais comuns deles:

  • Aparelho fixo (pode ser o metálico convencional ou o estético): com bráquetes presos aos dentes, ele usa o fio ortodôntico para puxar os dentes gradualmente até a posição desejada;
  • Aparelho removível (também chamado de contenção): é muito usado depois de finalizado o tratamento com o fixo, para evitar que os dentes voltem à posição antiga;
  • Alinhador transparente: é um dos mais desejados pelos adultos. Ele é removível e consiste em uma espécie de forma incolor confeccionada sob medida para cada etapa do tratamento.
💡Depois do diagnóstico do especialista sobre o tratamento adequado, você pode definir com ele os materiais de fabricação do aparelho.É este fator que faz com que ele seja mais discreto, se esse for o seu objetivo.

Escolha do profissional

Como você viu, o sucesso de cada etapa do tratamento depende de uma atuação conjunta entre você e o seu ortodontista. Por essa razão, é crucial que a escolha deste profissional seja baseada na qualificação, profissionalismo e em um atendimento de excelência, que conquiste a sua confiança.

Neste sentido, podemos garantir que nossa equipe de especialistas trabalha alinhada para cuidar da sua saúde bucal em cada fase deste processo, com foco não apenas na ortodontia, mas nos cuidados preventivos para que você chegue à reta final do tratamento com sorriso perfeito e boca saudável.

Se você está no Rio Tavares ou Sul da Ilha e quer colocar aparelho ortodôntico, venha conhecer nossa clínica aqui no Multi Open Shopping. Os profissionais da Redeplus Odontologia são altamente qualificados e estão sempre prontos para atendê-lo. Faça seu agendamento aqui mesmo no site ou fale com a nossa equipe de atendimento. Esperamos por você!

Camila Gaspari Locatelli

Leia também